Quais as características marcantes de um ecossistema?
Soluções para a tarefa
O Ecossistema é a principal unidade de estudo da Ecologia. É um sistema composto pelo meio biótico (seres vivos) e o meio abiótico (local onde vivem estes seres vivos, incluindo seus componentes: água, solo, minerais, etc.). O Ecossistema é caracterizado também pela interação entre esses meios, ou seja, a forma que os seres vivos utilizam o meio abiótico onde vivem.
O Ecossistema também pode ser chamado de “sistema ecológico”. Para que ele exista são necessários os fatores abióticos e os bióticos, que compreende os seres autótrofos, que são capazes de sintetizar seu próprio alimento através da fotossíntese, os seres heterotróficos, que dependem de outros seres para se alimentar, e os decompositores, que são responsáveis por decompor a matéria (fungos e bactérias).
Este conjunto de seres interagindo uns com os outros é chamado de cadeia alimentar, ou níveis tróficos. E independentemente do tamanho e local onde essa interação acontece, isso é chamado de ecossistema. Por exemplo: uma poça de água pode ser chamada de ecossistema, onde a água é o meio abiótico, abrigando ali seres vivos microscópicos, que formam o meio biótico. Por isso, é preciso retirar da cabeça que um ecossistema é necessariamente de grande extensão.
O maior exemplo de ecossistema é o Planeta Terra, que abriga dentro dele vários ecossistemas diferentes (ecosfera).
Diferença Entre Ecossistema e Bioma
É normal que algumas pessoas confundam ecossistema e bioma. Mas são coisas diferentes. Diferentemente do ecossistema, o bioma é caracterizado pelo conjunto de interações entre sistemas, mas é geograficamente mais abrangente, tendo um conjunto de vegetações com características semelhantes além de outros requisitos (como a Mata Atlântica).
Porém, as definições podem ficar um pouco confusas, quando o ecossistema é considerado em larga escala. Por isso, quando se trata de grandes extensões de território (de dimensões regionais), geralmente usa-se a denominação “bioma”.
ecossistema
Classificação dos Ecossistemas
Os ecossistemas são classificados em ecossistemas aquáticos e ecossistemas terrestres. São praticamente idênticos, a diferença básica é a presença ou não de água, o que faz com que abriguem formas de vidas diferentes, embora algumas espécies possam migrar de um ecossistema ao outro.
O ecossistema aquático ainda tem duas subdivisões:
Ecossistema marinho – Esse ecossistema abrange os mares e oceanos e todos os seres vivos que vivem em águas salgadas. É mais estável que o ecossistema terrestre e de água doce, já que a salinidade não sofre muitas alterações, ficando quase sempre em torno de 3,5% e as temperaturas das correntes marinhas variam pouco. A luz solar penetra até 200 metros de profundidade. Essa estabilidade favorece a vida nesse habitat marinho.
Ecossistema de água doce – É super importante para a manutenção de muitos seres vivos, já que muitos animais e plantas dependem do curso dos rios para sobreviver. Nos rios vivem muitos anfíbios, peixes e uma grande variedade de animais invertebrados aquáticos.