Quais as características dos poemas de Álvaro de Campos?
Soluções para a tarefa
Antes de falarmos sobre as características dos poemas de Álvaro de Campos, é importante entendermos quem foi Álvaro de Campos.
O criativo e misterioso escritor português Fernando Pessoa criou os heterônimos Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Bernardo Soares.
Fernando Pessoa é considerado um dos mais importantes poetas da literatura universal, sua genialidade não cabia em apenas uma pessoa e por isso o poeta foi múltiplos em um só, atribuindo peculiaridades a cada uma de suas criações.
Álvaro de Campos é uma das personalidades mais marcantes destes heterônimos. Segundo a biografia escrita pelo próprio Fernando Pessoa, Álvaro teria nascido em Tavira, Portugal, no dia 15 de outubro de 1890, e tornou-se seu alter ego.
Os versos atribuídos a Campos surgiram nos momentos em que Fernando Pessoa era tomado de um incontrolável impulso para escrever, e dessa forma seus versos são tidos como febris.
A escrita de Campos está dividida em três fases diferentes:
- Decadentista: tem como principal característica a visão pessimista do mundo, ao evidenciar tédio e uma necessidade de novas sensações. O poema Opiário ilustra bem essa fase.
- Futurista/Sensacionista: os poemas dessa fase se caracterizam pelo futurismo, em que se percebe o fascínio pelas máquinas e pelo progresso. Esta fase pode ser ilustrada tendo como exemplo os poemas Ode Triunfal e Ode Marítima.
- Intimista/Pessimista: Nesta fase o poeta encontra-se ensimesmado, angustiado e incompreendido. Os poemas desta fase a exemplo do Tabacaria, destacam a solidão interior, a nostalgia, a frustração e a incapacidade de amar.
Continue aprendendo sobre as características dos poemas de Álvaro de Campos:
https://brainly.com.br/tarefa/38765721
Bons estudos!