Português, perguntado por ajotaofficial, 1 ano atrás

Quais as características do conto "A carteira" de Machado de Assis? (Pelo menos sete)

Soluções para a tarefa

Respondido por BrunoOliveira89
20
Este conto assim como grande parte da obra machadiana pertence ao Realismo. 

Revela uma sociedade habitada por seres solitários capazes de alcançar tão somente uma felicidade mesquinha. A vida desenrola-se como alguma coisa que escapa ao controle dos personagens, alheia a suas vontades. A sociedade de convenções a todos esmaga e a eles impõe vidas inautênticas, vazias. 

Revela uma visão abrangente da sociedade do Segundo Império e da Primeira República, faz do leitor uma presença constante em suas narrativas. É como se a ironia que destila em seus períodos curtos e marcantes fosse resultante do distanciamento procurado para a observação e devesse ser partilhada com o leitor, com o qual divide observações e do qual cobra o mesmo não-envolvimento. 

Sobre a ironia, “na ironia está uma das vigas mestras da arte de escrever contos, ressaltada pela urgência do pouco espaço." 

O ponto de vista do personagem narrador e suas motivações tornam-se exclusivas. A ironia vai-se expandindo não só na análise dos hábitos sócio-culturais da sociedade do Rio de Janeiro, mas na observação da própria natureza humana, apresentada em seus vícios e limitações permanentes. A apresentação dos personagens atende ao desenvolvimento dessa que foi a sua temática mais constante e se projeta no aspecto psicológico que os revela. 

Senso de observação, pessimismo, ironia, e um inegável senso de humor com que equilibra o pessimismo são aspectos enfeixados em sua arte combinatória. 

espero ter ajudado
Respondido por celog
1

A Carteira, conto do ilustre brasileiro Machado de Assis, é uma fonte de inspiração para refletir. Algumas das características dessa obra são:

  1. O realismo (estética) empregado pelo autor
  2. O conflito moral
  3. O conflito psicológico
  4. Os problemas financeiros
  5. Problemas sociais
  6. Problemas culturais
  7. Traição

Uma carteira cheia de problemas humanos

O conto A carteira foi publicado pela primeira vez em 1884, época em que o realismo era uma estética literária com grandes autores, entre eles o ilustre Machado de Assis.

O conflito dessa narrativa é de cunho moral e psicológico

Honório, protagonista, tem uma dívida financeira e seu prazo tem data para expirar: um dia. Mas como não tem o dinheiro, sai de casa para andar pelas ruas pensando no que fazer com essa situação.

Numa das andanças ele encontra uma carteira cheia de dinheiro. Mas isso lhe causa um conflito moral:

  • O dinheiro da carteira resolve seus problemas
  • Mas ele seria um ladrão se fizesse isso

A tensão do personagem é explorada pelo narrador da perspectiva moral e psicológica. É uma linha tênue entre o que achamos certo ou errado.

No final, ainda temos uma revelação: a traição.

Aprenda mais sobre A Carteira em: https://brainly.com.br/tarefa/44158966

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes