Quais as características de uma entrevista??
Soluções para a tarefa
Todas as questões são previamente planejadas e têm uma relação direta e objetiva com os critérios de seleção;
As mesmas questões são colocadas a todos os candidatos, pela mesma ordem e exatamente da mesma forma, o que confere um elevado grau de rigidez e formalidade a este tipo de entrevista;
É comum colocarem-se questões comportamentais que permitam ao candidato descrever a forma como agiria se fosse confrontado com uma determinada situação baseado em comportamentos anteriores.
Vantagens:
Dada à rigidez deste formato, os dados daqui extraídos são mais fáceis de analisar e mais consistentes;
Permite uma comparação objetiva dos candidatos já que todos têm uma oportunidade igual para responder às mesmas questões;
Desvantagens:
Pelo fato de muitas vezes serem apresentadas questões fechadas corre-se o risco de não se poder avaliar o que o candidato responderia se a questão fosse apresentada de outra forma.
A entrevista tem como função conduzir uma conversa que acontece entre duas ou mais pessoas, (o entrevistador e o(s) entrevistado(s)). As perguntas são elaboradas pelo entrevistador de modo a obter a informação necessária por parte do entrevistado, que pode ser uma ou várias pessoas.
Antes da entrevista, o condutor (entrevistador) deve procurar o máximo de informações disponíveis sobre o assunto a ser tratado com a pessoa que será entrevistada.
Antes de iniciar qualquer entrevista, é necessário selecionar :
– O tema
– Os objetivos da entrevista
– A pessoa a entrevistar
Para facilitar a condução da entrevista, deve construir-se um
guião que respeite alguns procedimentos:
– Elaborar perguntas de acordo com o tema, os objetivos da entrevista, as expectativas do entrevistador e de possíveis leitores, ouvintes ou espectadores.
– Construir perguntas variadas (mais abertas – O que pensa de…? – ou mais fechadas – Gosta de…?, evitando influenciar respostas e procurando alternativas para eventuais fugas ao tema)
– Adequar as perguntas ao entrevistado ( personalidade, nível etário, nível socio-cultural…) e à situação ( momento lugar ).
– Selecionar um vocabulário claro, acessível e rigoroso.
–Ao passar o texto a limpo, é importante ter em conta :
– A pontuação.
– A ortografia.
– A apresentação gráfica.
Estabelecer o número de perguntas e proceder à sua ordenação.