Quais as características de quem geralmente sofre de Bullying?
Soluções para a tarefa
Resposta:
geralmente isolam-se e não querem conversar
Resposta:1. Desinteresse pela escola
Um dos primeiros sintomas externos é a falta de interesse escolar. A criança passa a fazer birras para ficar em casa. Ela apresenta, também, medo do ambiente de ensino e não deseja ir sozinha para a escola. Talvez ela diga que não gosta do professor ou não entende a matéria. Porém, isso pode ocorrer porque sabe que encontrará seus agressores e tenta ao máximo evitar esse confronto.
2. Machucados e hematomas constantes
Aparecer com um joelho machucado é algo comum, pois as crianças são muito ativas e nem sempre tão cuidadosas. Porém, se o fato acontece com frequência, os pais devem avaliar o motivo. Não é normal que a criança apareça todos os dias com algum ferimento, arranhão, corte ou hematoma novo. Além disso, muitas vezes, as explicações não são convincentes, sendo necessária uma atenção redobrada.
3. Isolamento dos amigos
A vítima começa a ficar isolada dos colegas com que sempre gostava de brincar. Ela evita praticar suas atividades extracurriculares ou mesmo sair de casa e sempre apresenta um motivo para estar perto dos adultos. Isso ocorre devido à segurança que os pais ou professores passam. A criança sabe que, perto dos mais velhos, seus agressores evitarão implicar.
4. Material escolar e uniforme deteriorados
Se seu filho perde constantemente objetos escolares, chega com os cadernos e livros estragados e o uniforme rasgado, isso é um sinal de alerta. Ele pode estar sofrendo extorsão e tendo seu material furtado.
Além disso, a roupa com rasgos indica que houve uma briga no caminho ou, no mínimo, alguma queda. Ou seja, pode ser um acidente, mas também pode ser alguma agressão física que seu filho sofreu.
5. Tristeza e choro sem motivo aparente
Se a criança sempre foi animada, mas passa a chorar e ficar triste aparentemente sem razão, algo está acontecendo. Em casos de perda de familiares, transição escolar, mudanças de cidade ou de ambiente cotidiano, é comum haver um período de adaptação. Porém, se tudo está normal na rotina da família e mesmo assim seu filho apresenta esse quadro, esteja atento.
6. Baixa autoestima
A vítima do bullying passa a apresentar falta de autoconfiança. Ela não se valoriza e pode começar a dizer frequentemente que não é inteligente, que é fraca e incapaz. Ela não consegue confiar em suas próprias habilidades para resolver seus problemas. Isso ocorre porque ela não se vê como forte o suficiente para evitar os valentões. Logo, pensa que esse fato será refletido em todas as outras áreas de sua vida.
7. Irritabilidade e agressividade
Ter ataques de impulsividade, agressividade e raiva é algo preocupante — em especial se a criança sempre se mostrou calma e tranquila. Casos em que ela bate em si mesma, nos irmãos ou pais e atira objetos podem indicar um alto nível de estresse. Se a criança precisa externar de forma hostil o que está sentindo, significa que está guardando uma carga muito pesada de sentimentos reprimidos.
8. Dores de cabeça ou de barriga constantes.
Apresentar dores de cabeça ou de barriga com frequência indica que algo não está bem com seu filho. Isso pode ser devido a um fator fisiológico ou psicológico. Em todos os casos, a primeira medida é levá-lo ao médico e, se tudo estiver normal com o organismo, é hora de prestar atenção no emocional da criança.
9. Apetite anormal
Todos os extremos são prejudiciais. Caso seu filho apresente fome muito intensa depois de voltar da escola, isso pode indicar que ele teve seu lanche ou dinheiro para a refeição roubados. Em casos de apresentar falta de apetite, isso indica que algo está preocupando e entristecendo o pequeno.
10. Queda no desempenho escolar
Devido ao medo de retornar à escola, a criança acaba faltando a muitas aulas. Além disso, ela pode ficar distraída ou inquieta durante a explicação do professor. Isso será refletido em suas notas, no cuidado com a letra no caderno e no desempenho em geral.
Determinados sinais da lista podem ocorrer em situações isoladas. Uma hora ou outra seu filho pode ter dor de cabeça ou estar irritado. Porém, a criança que apresentar muitos dos sintomas relatados deve ser avaliada com atenção. Verifique sempre o estado físico da criança, a integridade de seu uniforme e de seus materiais escolares.
Explicação:espero ter ajudado ❤️