Quais as características de mercúrio?
Soluções para a tarefa
-Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar
-Possui uma superfície semelhante a da Lua
-Não é o planeta mais quente do Sistema Solar.
Espero ter ajudado
Resposta:
Dados gerais de Mercúrio
Diâmetro equatorial: 4.879 quilômetros.
Área da superfície: 7,5 x 107 km².
Massa: 3.302×1023 kg (330 bilhões de bilhões de toneladas).
Distância do Sol: 57.910.000 de quilômetros.
Satélite natural: não possui.
Período de rotação: aproximadamente 59 dias.
Período de translação: aproximadamente 88 dias.
Temperatura média: devido à alta variação térmica, o planeta possui uma temperatura média de 179 ºC.
Composição atmosférica: por estar tão próximo do Sol, a atmosfera de Mercúrio é bem instável e fraca, se comparada com a da Terra. Em geral, possui gases como hélio, sódio e oxigênio, com predomínio dos dois primeiros.
Explicação:
Características de Mercúrio
Graças às duas sondas espaciais que visitaram Mercúrio nas últimas décadas (Mariner, nos anos 1970, e Messenger, em 2011), muito já se sabe sobre Mercúrio, mas ainda há muito o que se explicar e várias perguntas sem respostas, muitas com suposições e estimativas. Tal mistério é perfeitamente aceitável, haja vista a dificuldade de acessar o planeta, que conta com instabilidades climáticas, baixas e altas temperaturas e uma órbita peculiar.
A órbita de Mercúrio, por exemplo, é uma das menos circulares do Sistema Solar. Durante o periélio, o planeta chega a uma distância do Sol de 47 milhões de quilômetros. Já no afélio, essa distância atinge 70 milhões de quilômetros.
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol.
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol.
Mercúrio é um planeta que não possui uma inclinação semelhante à da Terra. Sem essa inclinação e com uma translação curta, não há existência de estações do ano. Essa baixa inclinação explica também o gelo encontrado nas crateras desse planeta. Segundo os estudos da sonda Messenger, o fato de não estar bem inclinado em relação ao Sol faz com que a iluminação não atinja o fundo das crateras, possibilitando a formação de gelo durante a noite.
Sua composição atmosférica é instável e fraca quando comparada com a nossa. A proximidade com o Sol faz com que Mercúrio sofra com os ventos solares, dificultando a presença de atmosfera, satélites naturais e anéis. Com isso, o planeta é suscetível aos meteoros, que constantemente se chocam com o planeta, abrindo enormes crateras.
A estrutura física de Mercúrio também chama a atenção. Os estudos das sondas indicam que o núcleo do planeta seja maior do que o da Terra, correspondendo a 75% de Mercúrio. Isso é bem desproporcional, haja vista que se trata do menor planeta do Sistema Solar, mas com um núcleo de quase 4000 quilômetros de diâmetro.
Uma das possíveis explicações é que Mercúrio era um planeta enorme, localizado bem distante de onde está hoje, há bilhões de anos. Com seu movimento orbital, foi sendo transportado para próximo do Sol. Durante esse “transporte”, choques com outros corpos celestes afetaram sua estrutura, diminuindo sua massa rochosa. Esse passado turbulento também pode ajudar a explicar a densidade de Mercúrio, que é o segundo planeta mais denso do Sistema Solar, atrás apenas da Terra.
Em 2018, uma terceira sonda espacial partiu em busca de mais respostas sobre Mercúrio, a sonda BepiColombo, cuja parceria se deu entre a agência espacial europeia ESA e a agência japonesa JAXA. A expectativa é conhecer ainda mais o menor planeta do Sistema Solar.