História, perguntado por GaabbyySt, 1 ano atrás

Quais as características das:
-Organizações militaristas para a juventude
-Culto ao líder-Partido único-Expansionismo territorial

Soluções para a tarefa

Respondido por augustaf
2
as organizações militares e/ou Juventude Hitlerista/Hitleriana  (em alemão, Hitlerjugend, abreviado HJ) foi uma instituição obrigatória para jovens da Alemanha nazista, que visava treinar crianças e adolescentes alemães de 6 a 18 anos de ambos os sexos para os interesses nazistas. os jovens se organizavam em grupos e milícias paramilitares. esses grupos de indivíduos existiu entre 1922 e 1945. antes a Juventude Hitlerista era um movimento relativamente pequeno; a partir de 1936 com o alistamento obrigatório, 3,6 milhões de membros haviam sido recrutados e, em 1938, o número chegava a 7,7 milhões. em 1939, já no pré-guerra, foi decretada uma ordem de recrutamento geral.
em 1936, Hitler unificou as organizações de jovens e anunciou que todos os jovens alemães deveriam se alistar no Deutsches Jungvolk (Povo Jovem) aos 10 anos, quando poderiam ser treinados em atividades extracurriculares, que incluíam a prática de esportes e acampamentos, além de uma doutrinação ao nazismo. aos 14 anos, os jovens deveriam entrar na Juventude Hitlerista, sujeitando-se a uma disciplina semi militar, bem como a atividades externas e à propaganda nazista. paralelamente à Juventude Hitlerista, existia a Liga das Jovens Alemãs, onde as moças aprendiam os deveres da maternidade e os afazeres domésticos, e, assim como os garotos, aprendiam os verdadeiros objetivos do nazismo, e o que fazer para alcançá-lo. aos 18 anos, deveriam alistar-se nas forças armadas ou nas forças de trabalho (Reichsarbeitsdienst). o governo nazista usou o termo "Nova Ordem inicialmente quando ele defendeu a incitação de violência da juventude!


o culto de personalidade, ou culto ao lider, é uma estratégia de propaganda política baseada na exaltação das virtudes (reais e/ou supostas) do governante, bem como da divulgação positivista de sua figura. cultos de personalidade são frequentemente encontrados em ditaduras, embora também existam em democracias. o termo "culto ao líder" foi utilizado pela primeira vez por Nikita Khrushchov no Discurso secreto para denunciar Josef Stalin, apesar desta ideia aparecer sem este nome desde a Revolução Francesa quando os líderes políticos deixaram de ser vistos como representantes de terceiros para serem vistos representantes de si mesmos. Khrushchov citou uma carta de Karl Marx, que critica o "culto do indivíduo". Um culto da personalidade é semelhante a apoteose, exceto que ele é criado especificamente para os líderes políticos. o culto também pode aparecer como um culto a masculinidade artificial característico de lideranças políticas!

o sistema unipartidário ou sistema de partido único é um sistema partidário próprio dos regimes autoritários em que um único partido político é legal, confundindo-se com o próprio Estado, sendo que legalmente não podem existir outros partidos. às vezes o termo unipartidarismo é utilizado para descrever um sistema de partido dominante, em que existem outros partidos, mas as leis impedem a oposição de obter legalmente poder. um regime unipartidário não deve ser confundido com uma democracia não-partidária que proíbe os partidos políticos. este sistema pode surgir de ideologias comunistas, fascistas ou nacionalistas, ou senão do processo de descolonização, porque este partido teve um papel importante nas lutas de independência!

o expansionismo territorial é a doutrina de ampliar a base territorial (ou influência econômica) de um país, normalmente por meio da agressão militar.

às vezes são usados irredentismo, revanchismo ou reunificação para justificar e legitimar o expansionismo, mas somente quando o propósito é reconquistar territórios que haviam sido perdidos ou tomar posse de terras ancestrais. uma simples disputa territorial, como por exemplo, uma disputa de fronteira, normalmente não é considerado expansionismo!







Perguntas interessantes