quais as características das camadas da pele?
Soluções para a tarefa
EPIDERME: a camada mais externa da pele, ela é uma camada estratificada composta por queratinócitos ou células epiteliais, mais parecidas com a estrutura de uma “parede de tijolos”.
DERME: Está localizada entre a epiderme e a hipoderme, sendo responsável pela resistência e elasticidade da pele. A derme é formada por tecidos conjuntivos, que são as fibras colágenas e elásticas, vasos sanguíneos e linfáticos, que irrigam e garantem a nutrição da pele, nervos e terminações nervosas, que informam ao organismo as sensações de interação com o ambiente. Estas células também participam da regeneração da pele e da renovação da fibra da derme.
HIPODERME: que pode ser chamada de tecido celular subcutâneo. Ela é formada por feixes de tecido conjuntivo frouxo que une a derme de maneira pouco firme. Além disso, a hipoderme envolve as células gordurosas e permite que a pele deslize sobre os músculos, fornecendo proteção contra traumas físicos e também serve de depósito de calorias.
Boa noite:
A epiderme é a camada mais superficial da pele, em contato com o ambiente. Ela é formada por epitélio estratificado queratinizado e avascularizada.
A sua textura e espessura variam conforme a região do corpo, sendo mais fina na palma das mãos e mais espessa na planta dos pés.
A derme é a camada intermediária da pele, localizada entre a epiderme e a hipoderme. Ela é formada por tecido conjuntivo e apresenta-se mais elástica e firme, devido à presença de colágeno e elastina.
Nessa camada da pele são encontrados os vasos sanguíneos e linfáticos, nervos, terminações nervosas, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas.
A hipoderme ou tecido subcutâneo é a camada mais interna, porém, não é considerada parte da pele. Ela é constituída por células adiposas, fibras de colágeno e vasos sanguíneos.
A quantidade de células adiposas presentes varia de indivíduo para indivíduo e entre as partes do corpo.