História, perguntado por nycolle15leal, 1 ano atrás

quais as caracteristicas da revolta da vacina

Soluções para a tarefa

Respondido por kailannynascimento13
1

A Revolta da Vacina foi um motim popular que aconteceu entre os dias 10 e 16 de novembro de 1905, na então capital do Brasil, Rio de Janeiro. Ela se deu como uma revolta da população contra a lei que obrigava a vacinação contra a varíola, mas também possui um contexto de insatisfação muito mais profundo.

Na virada do século XIX para o XX, em um contexto de movimentos de abolição da escravatura e fim do regime monárquico, um grande número de ex-escravos e imigrantes europeus se encontravam em um movimento migratório em direção ao Rio de Janeiro.

Sob forte processo de industrialização, a população total da cidade passou dos 522.000, em 1890, para os 811.000 em 1906. Com esse rápido crescimento, a demanda por habitação crescia consideravelmente, de modo que os donos de grandes casarões passaram a dividir seus cômodos, criando pequenos cubículos, que eram alugados para famílias inteiras. Esse foi o surgimento dos cortiços e pensões do início do século.

Com condições sanitárias muito precárias, esses locais eram favoráveis ao surgimento de epidemias de peste, varíola e febre amarela. O grande número de doentes na cidade passou a afastar os estrangeiros do Rio de Janeiro, de modo que o presidente Rodrigues Alves identificou esses problemas como urgentes, impedindo o desenvolvimento nacional. Sua prioridade era melhorar as condições sanitárias da capital, com programas intensivos de obras públicas em um contexto econômico mais favorável

Respondido por cayronjefferson
0

Resposta: *falta de informação

*vacinação a força

*periferias

*revolta popular

Explicação: A revolta da vacina foi causada pela falta de informação sobre o que estava sendo feito (vacinação), e por acharem que seriam envenenadas e por muitas vezes serem pegas a força, foi gerada uma revolta popular, principalmente nas periferias contra o governo e os militares.

Perguntas interessantes