quais as atatica de defesa e ataque do futesal, basquete e handebol?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Sistemas defensivos
Defesa em zona 3:2:1
Três defensores se posicionam sobre a marca de seis metros e outros dois em uma linha entre seis e nove metros. Além disso, um defensor fica na marca sobre os nove metros. Ela pode ser adaptada rapidamente e se converter em outro sistema defensivo.Defesa em zona 3:3
Três jogadores se posicionam à frente da área do tiro livre, e três infiltradores ficam dentro da área, se movimentando próximos à linha da área do goleiro. É um dos sistemas táticos mais agressivos, mas também considerado um dos mais arriscados, porque dificulta a cobertura e facilita infiltrações pelo time adversário.
Ele pode ser facilmente adaptado para sistemas 4:2, 3:2:1 e 5:1. É eficaz ao neutralizar as equipes adversárias em arremessos de nove metros. Também oferece ótimas possibilidades de contra-ataque.
Defesa em zona 4:2
Nessa estratégia, o time forma duas linhas de defesa: a primeira tem dois atletas perto da marca de nove metros, que se movimentam lateralmente, e a segunda tem quatro atletas perto da marca de seis metros. O objetivo é evitar arremessos de longa e média distância. Os defensores da segunda linha, além de se movimentarem nas laterais, também andam para frente e trás, e diagonais do campo.
É uma tática eficaz quando a equipe adversária tem dois bons jogadores em arremessos de meia distância. Eficaz especialmente na zona central, o sistema defensivo tem amplitude e profundidade. Funciona contra ataques com dois pivôs. Também é eficiente para dificultar passes, embora seja fraco contra ataques em 3:3.
Defesa em zona 5:1
Sistema tático formado por duas linhas de defesa, uma com cinco jogadores próximos à marca de seis metros, e outra com um jogador sobre a linha dos nove metros. Este jogador deve ser rápido, ágil e resistente para não permitir arremessos de longa distância e evitar que seja feito um passe para o pivô do time contrário. Além disso, ele tem a função de atrapalhar a movimentação dos atacantes nos arremessos de longa distância e interceptar passes. Também deve ajudar os defensores posicionados nas laterais e iniciar o contra-ataque.
O sistema 5:1 é versátil porque pode ser aplicado tanto de maneira defensiva, quanto ofensiva. Na defensiva, os jogadores saem pouco da área e limitam-se aos bloqueios de longa distância. Na ofensiva, os pontas esquerdo e direito saem até a linha dos nove metros e atacam o adversário. A partir dessa movimentação ofensiva nasce a chamada defesa espástica, que passa de um sistema 5:1 para outro 3:2:1 ou 3:3, e depois retorna para 5:1.
A vantagem desse sistema é que o pivô pode ser bem marcado, além de ter boa cobertura. Ela é fraca quando o outro time joga com dois pivôs, além de permitir arremessos de curta distância e infiltrações com maior facilidade.
Defesa em zona 6:0
Composto por apenas uma linha de defesa com seis jogadores, é um sistema que diminui os espaços junto à área de gol, o que dificulta o trabalho dos pivôs. Os jogadores se movimentam de acordo com a trajetória da bola, para a direita e para a esquerda.
Também são eficazes na cobertura, não permitem arremessos de curta distância e infiltrações na área do gol. Se houver contra-ataque, os defensores das pontas podem partir facilmente, pois a área de defesa é coberta pelos demais jogadores. Contudo, é um sistema fraco nos arremessos de meia distância, além de pouco eficaz em roubar a bola.Sistemas ofensivos
Ataque em zona 5:1
Funciona para atacar contra sistemas de defesa 6:0, 4:2, 3:3 e 3:2:1. Cinco jogadores ficam à frente, na área de tiro livre, e um pivô se posiciona próximo à área do gol. Ali, ele ocupa a faixa central da baliza, onde consegue ter um ângulo de arremesso maior. O movimento do pivô é sempre em relação à bola. Ele deve facilitar o recebimento, e só se caminhar ou correr em direção à armação da jogada.
Os outros cinco jogadores são responsáveis por armar a jogada. Podem utilizar três jogadores nessa função específica, enquanto outros dois, jogando nas pontas, tentam a penetração na área ou auxiliam o pivô nas finalizações e arremessos.
Ataque em zona 6:0
Eficaz para atacar contra sistemas de defesa 6:0, 5:1, 3:3, e 3:2:1. É um dos sistemas ofensivos mais simples. Seis jogadores se posicionam à frente da área do tiro livre, tentando ocupar toda essa região.