Quais as alegorias da mitologia egípcia?
Soluções para a tarefa
Os primórdios da civilização egípcia datam de cerca de 5000 a.C. Desde então, não houve um único período da sua história que não estivesse cercado do mais absoluto fascínio. Prova disto é o número quase infinito de obras que já se escreveram, em todas as línguas, sobre a cultura, a história e os costumes da civilização dos faraós. Dentre tantos aspectos que caracterizam a riquíssima cultura egípcia, seguramente um dos que mais despertam a atenção é o das lendas e mitos relativos a deuses e heróis.
Como toda mitologia, a egípcia presta-se a várias interpretações, que vão desde as mais prosaicas, que vêem nos mitos apenas um relato engenhoso das manifestações da natureza – invariavelmente relacionadas à estreita dependência do Egito quanto ao rio Nilo, fonte primordial de vida e sustento – até aquelas mais herméticas, que preferem ver nos relatos alegorias místicas repletas da mais alta espiritualidade.
Em As melhores histórias da mitologia egípcia, A.S. Franchini e Carmen Segranfredo, dando prosseguimento ao projeto de divulgar de maneira despretensiosa e divertida o corpus mitológico das mais diversas culturas, recriam para o público brasileiro as principais histórias egípcias que, em matéria de emoção e aventura, nada ficam a dever à mitologia greco-romana, bem mais popularizada entre nós.
Rá, Osíris, Set, Ísis e Horus são alguns dos personagens que desfilam nesta movimentada coletânea, na qual o drama alterna-se na medida exata com a comédia, cumprindo o propósito dos autores de, ao mesmo tempo, instruir e divertir.