Quais as ações de Castelo Branco para institucionalizar o regime militar no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Governo Humberto de Alencar Castelo Branco, também conhecido como Governo Castelo Branco, foi o período vivido pelo Brasil entre 15 de abril de 1964 e 15 de março de 1967 quando assumiu a presidência o general Artur da Costa e Silva e também a época inaugural da ditadura militar brasileira.
Os principais objetivos da intervenção militar eram acabar com os ideais nacionalistas reformistas, representados pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o projeto das reformas de base do governo João Goulart, e institucionalizar a ditadura militar através dos Atos Institucionais. Uma das primeiras medidas de seu governo foi a promulgação do Ato Institucional 2, que aboliu o pluripartidarismo no país e concedeu poderes ao Presidente da República para cassar mandatos de deputados e convocar eleições indiretas[1]. Na política externa brasileira, passou a buscar apoio econômico, político e militar nos Estados Unidos.
Durante seu governo, foi registrado um crescimento de 12,6% do PIB (média de 4,2%).[2] Castelo Branco assumiu com a inflação em 92,12% e entregou a 25,01%.[3