Quais alimentos os paleolíticos e os neolíticos consumiam ???
Soluções para a tarefa
No paleolítico, os seres humanos se alimentavam de outros humanos (canibalismo), de frutos, raízes (por exemplo, cenouras e beterrabas), bem como mamutes, rinocerontes-lanudos, peixes, dentre outros animais.
Já no neolítico, eles comiam principalmente cereais, gerando alimentos como o pão feito do trigo, um dos primeiros vegetais cultivados, bem como leite e outros produtos dos animais domesticados.
Explicando:
Na época anterior, durante o paleolítico, os grupos humanos eram bastante semelhantes ao caçadores-coletores que havia até algumas centenas de anos em algumas partes do mundo (como a Oceania, a América, e África).
As pessoas viviam em grupos de dezenas até algumas poucas centenas de indivíduos, dependendo da caça e pesca (geralmente, efetuada pelos homens) e da coleta de produtos vegetais, como frutas e raízes (atividade normalmente, realizada pelas mulheres). Obviamente, com o tempo, o número de animais de uma região diminuía em virtude dos indivíduos abatidos e dos que fugiam, bem como o número de produtos coletados já não eram mais o mesmo, tornando o local menos produtivo para sustentar a vida desses grupos. Quando isso acontecia, eles mudavam para outras áreas, de modo a, assim, obter mais sucesso com a caça e a coleta. Por isso eles eram nômades.
No neolítico, houve uma série de mudanças importantes com o surgimento da agricultura e da pecuária, tais como o aumento do número de pessoas em cada tribo ou grupo - resultando nas primeiras cidades-, uma maior complexidade política na organização social, o sedentarismo, uma maior preocupação com a propriedade, dentre outros fatores relevantes.
Isso foi, particularmente, verdadeiro no Oriente Médio, pois havia diversas espécies de plantas e animais nessa região que eram extremamente interessantes em termos de domesticação, devido à rapidez da produção, condições de armazenamento da semente, dentre outras características importantes para os humanos. Elas nasciam tão logo havia umidade, crescendo rapidamente e produzindo logo. Entre elas, o trigo, produto básico do pão. Com as observações e experiências, os humanos aprenderam a armazenar as sementes de trigo em estruturas de barro (silos) , nos quais a água e a umidade não entrava, permitindo a manutenção de uma reserva de alimento durante o ano todo, aproveitando-se os períodos mais favoráveis para o plantio.
Com isso, era possível garantir alimentos por muito tempo, além de alimentar um maior número de pessoas, sem a necessidade de se mudar para outros locais, criando o sedentarismo a partir da agricultura de espécies de plantas e animais domesticados.
Com isso, os grupos dos agricultores e criadores venciam os grupos menores de caçadores e coletores, de maneira que especialmente no Oriente Médio e Europa, dentre outros lugares, os sobreviventes fossem aqueles que adotaram a agricultura e a criação de animais, criando as primeiras cidades e civilizações.
Nesse sentido, o cultivo desses alimentos e a criação de animais foi tão importante que a população humana atual, em sua grande maioria, não apresenta intolerância ao glúten (presente nas farinhas, como a de trigo) e nem a lactose, ao contrário do que ocorria antes. Desse modo, os estudos demonstram que, no paleolítico, a maior parte dos seus humanos eram intolerantes à lactose e ao glúten, ou seja, a importância dos cereais nessas sociedades foi tão grande que a maioria das pessoas são descendentes daqueles que não eram intolerantes ao glúten e puderam aproveitar os benefícios desses alimentos.
Para melhor compreender todo esse processo, sugiro que veja o vídeo Armas germes e Aço - Saindo do Jardim do Éden, encontrado facilmente no you..tube.
Bons estudos!
As pessoas pré-históricas eram majoritariamente caçadoras, mas a coleta de alimentos também era muito importante para elas, talvez ainda mais importante. As mulheres costumavam coletar fungos, tubérculos, plantas, pequenos roedores, pássaros e insetos.
Existem muitos tipos de formigas comestíveis, gafanhotos, besouros, cupins, cigarras, libélulas ou mariposas (mortas ou vivas). Estes alimentos eram suficientes para a alimentação diária.
A caça, que costumava ser obra do homem, nem sempre era bem-sucedida. As evidências mostram que 97% das vezes os homens voltavam para casa sem nada, isso pode ser explicado pelo fato de que você não precisa apenas de boas armas, mas também precisava encontrar os animais, se aproximar o suficiente deles e recuperar o animal depois de matá-lo. O argumento de que a caça era tão importante parece vir da necessidade de um grupo específico demonstrar sua identidade e status.
No Neolítico já se observava alguma agricultura, então os humanos não eram mais tao dependentes da caça e da coleta.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/14253904
Grande Abraço