quais adaptações que uma escola necessita fazer para receber um aluno com paralisia cerebral
Soluções para a tarefa
Resposta:
A função escolar foi avaliada utilizando o School Function Assessement. Os resultados revelaram que essas crianças realizam suas atividades em todos os aspectos da participação escolar, porém necessitam de uma supervisão constante, uma assistência moderada e uma adaptação mínima. Esses resultados podem ser úteis para uma melhor adaptação do meio escolar, melhor direcionamento das assistências fornecidas e planejamento das intervenções clínicas com essas crianças.
Resposta:
Nosso sistema educacional, diante da democratização do ensino, tem vivido muitas dificuldades para equacionar uma relação complexa que é a de garantir escolas para todos, mas de qualidade. O ensino escolar brasileiro tem diante de si o desafio de encontrar soluções que respondam adequadamente o acesso e permanência dos alunos nas instituições educacionais. Através de organizações pedagógicas algumas escolas públicas e particulares propõem mudanças organizacionais de modo a reconhecer e valorizar as diferenças sem discriminar os alunos seja eles da inclusão ou não, nem segregá-los. Entretanto na pratica, a segregação ocorre muito freqüentemente para favorecer o professor, ao se eliminarem algumas tensões e pressões que pesam sobre ele e a classe regular, os professores, não sabem lidar com muitas das necessidades de seus alunos especiais, gerando ao invés de uma agregação por parte dos colegas, um isolamento ainda maior, uma vez que estas crianças em sua maioria não conseguem acompanhar o tempo de aprendizagem das crianças sem dificuldades especiais. Infelizmente esse sistema é o mais comumente encontrado em nosso país.
Há apoio legal suficiente, para mudar, melhorar, mas as entraves parecem ser maiores. Elas vêm do corporativismo, dos que se dedicam as pessoas com deficiência, dos pais mediante a fragilidade dos filhos, principalmente se tratando de deficiência mental.
A transformação do conceito de educação especial transcende ao eixo puramente legislativo. A aposta por uma escola inclusiva e integradora, onde cabem todos, segundo os princípios de igualdade e de democracia, é a maior evolução educativa nos paradigmas educativos mais avançados nesta área. Estudos sobre a eficácia das turmas de educação especial demonstraram que, apesar de contarem com professores treinados, melhores equipamentos, classes pequenas, programas destinados a satisfazer suas necessidades especificas e instrução mais individualizada, as crianças com atraso mental de tais classes realizam os objetivos de sua educação no mesmo ou em mais baixo nível do que as crianças portadoras de idêntico atraso mental que permanecem nas classes regulares.
Ainda há muito que se fazer nesse sentido nas escolares de ensino regular, mesmo com um auxiliar em sala de aula, o espaço escolar precisa ser estar mais apropriado desde a base até materiais pedagógicos e humanos.
espero ter ajudado.