Biologia, perguntado por Isabella00635, 11 meses atrás

Quais adaptações foram desenvolvidas pelos animais que vivem no frio extremo?

Soluções para a tarefa

Respondido por zacchiluizgustp8w4gz
3
As plantas, base de quase todas as cadeias alimentares, são substancialmente reduzidas durante o Inverno;Os insetos e os pequenos roedores, nos quais muitos animais baseiam a sua dieta, abrigam-se debaixo do solo para se proteger do frio, ficando assim fora do alcance dos seus predadores.

Se os animais continuassem a sua atividade normal, iriam gastar mais energia a procurar o alimento do que a que iriam recuperar ao consumir esse alimento. Para além disso, quanto mais baixa estiver a temperatura, mais energia os animais necessitam para manter o corpo quente. Sem essa fonte de energia (alimento) o Inverno torna-se fatal.

Assim, a chave para a sobrevivência dos animais durante esta estação do ano está na conservação da energia (hibernação), em alterações físicas e no comportamento para suportar o frio (adaptação) ou na mudança para locais mais quentes onde podem continuar a sua atividade normal (migração).

Estas são as três principais estratégias de sobrevivência e que vamos abordar detalhadamente em seguida: hibernação, migração e adaptação.

Conceitos rápidos:

Animais de sangue quente ou animais endotérmicos, são os animais que conseguem manter e regular a temperatura do seu corpo, o que acontece com os mamíferos (incluindo o ser humano) e as aves;Animais de sangue frio ou animais ectotérmicos, não conseguem regular a temperatura, pelo que necessitam de fontes de calor no ambiente para se aquecer. Neste grupo incluem-se os répteis, os anfíbios, os peixes e os invertebrados.
Perguntas interessantes