Português, perguntado por ti29384, 7 meses atrás

quais ações de empatia e a afetividade podem contribuir para o bem-estar escolar?​

Soluções para a tarefa

Respondido por rafa529169
1

O ensino da empatia – essa é uma habilidade que não é nata e que pode, sim, ser desenvolvida e treinada – deve iniciar já dentro de casa e ser complementado e reafirmado na escola. É importante que os pais e professores orientem as crianças a lidarem com as suas emoções, sendo elas positivas ou negativas, entendendo quais são as necessidades e perspectivas dos pequenos e ajudando-os a lidarem com os sentimentos, comportamentos e emoções de quem está à sua volta.

Quando uma criança percebe como violento um comportamento de um amigo, ela deve ser aconselhada a tentar entender o que motivou tal comportamento. Talvez o amigo tenha sido castigado, esteja chateado com algum problema particular ou tenha experimentado a frustração de alguma expectativa.

Quanto ao aluno que teve um mau comportamento, é necessário que ele receba um feedback do porquê esse comportamento não é apropriado, fazendo-o entender que suas ações podem gerar efeitos negativos sobre os outros.

Outra forma de ampliar sua visão de mundo é estimulá-lo a ler livros, assistir a filmes, séries e animações que retratem outras culturas, ampliando sua perspectiva sobre os diferentes pontos de vista de uma mesma coisa. Saindo da zona de conforto, a criança começa a perceber o mundo de forma mais diversa, o que favorece o desenvolvimento de sua capacidade de sentir empatia por outras pessoas.

Perguntas interessantes