Sociologia, perguntado por Juninhocardoso1, 1 ano atrás

Quais a ideias de Emile Durkheim?

Soluções para a tarefa

Respondido por Evy00
18
Émile Durkheim , analisava os fatos sociais, e via a sociedade como um todo, um organismo vivo e completo, em que os indivíduos formavam cada um uma parte e todos precisavam trabalhar para que o sistema funcionasse. Para Durkheim, as leis da sociedade, guiavam o indivíduo e que as desrespeitasse deveria ser punido. Portanto, a família, a igreja, o círculo de amizades, exercem influências sobre o indivíduo, sobre seu comportamento, valores, por isso que ele fala de fatos sociais, daquilo que é geral, exteriores e coercitivos! 
Espero ter ajudado!
Respondido por VickyC007
5

Resposta:

sociológica exposta pelos filósofos

Uma das principais ideias de Émile Durkheim tem como base a metodologia da indução (ou dedução), o que quer dizer que a visão sociológica precisa vir do indivíduo ao coletivo. Basicamente, para Durkheim, seria necessário observar todas as atitudes de uma pessoa para entender a sociedade.

Isso vai contra o que grandes filósofos pregavam como sendo a natureza real do ser humano. Os gregos fundamentalmente, observavam como era a natureza humana pra entender a sociedade. Durkheim acreditava que esses pensamentos estavam errados porque não eram baseados em observações.

Contudo, trava-se de observações. A tradição antiga da filosofia (grega), partia da realidade para alcançar certezas metafísicas, isto é, apenas alcançadas por meio do intelecto, com a abstração do pensamento. Isso não deixa a filosofia grega menos lógica ou inexata, mas trata-se de um caminho diferente.

Durkheim não aceitou a metafísica, apenas aceitando o que poderia ter por meio da observação dos sentidos.

2 – A natureza humana vem da sociedade

Mais uma vez, indo contra boa parte dos filósofos, Durkheim não acreditava que a natureza humana vinha do interior do ser humano e sim do exterior, ou seja, a sociedade seria a causadora dessa tal natureza, influenciando fortemente o comportamento humano.

Para ele, a sociedade é um agrupamento de individualidades que funcionam juntas e causam fenômenos diferentes daqueles que ocorrem na consciência de cada indivíduo. Por isso, ele achava que deveria existir uma separação entre sociologia e psicologia.

Cabia a psicologia estudar o indivíduo singularmente, individualmente e à sociologia estudar o coletivo de forma generalista.

3 – O grupo sobre o indivíduo

De novo contradizendo os filósofos, Durkheim se opõe à ideia deles de que a sociedade é criada pela consciência de cada pessoa. Para ele, a consciência humana é formada por pressão social que vem, em sua maioria, a partir da educação

Explicação:

Perguntas interessantes