Quais a críticas do humanismo, com relação a sociedade medieval?
Soluções para a tarefa
Conferidos todos esses pressupostos, tornamo-nos aptos a estabelecer uma familiaridade com o período caracterizado pelo Humanismo. Este se estendeu do final do século XV ao início do século XVI – época de grandes inovações no campo das artes, ciência e filosofia. Como sabemos, cada movimento literário que se instaura na história da Literatura traz consigo inúmeras mudanças, que refletem em todas as esferas da sociedade vigente. Desta feita, a propagação do Cristianismo em decorrência das Cruzadas, fez com que se alargasse o intercâmbio comercial entre as regiões do Mar Mediterrâneo. Consequentemente, foi notória a expansão da burguesia, classe que não pertencia nem à nobreza e nem à classe dos servos, haja vista que era ligada ao comércio, artesanato e à pequena indústria.
Tal expansão alavancou principalmente o crescimento do comércio, tornando inevitável o dinamismo econômico, representado pelo surgimento dos cheques e outras formas de movimentação financeira. Diante disso, o poder, antes concentrado nas mãos da nobreza, passava agora a pertencer àqueles que detinham grandes fortunas.
Como podemos perceber, a posição econômica se tornava privilegiada em detrimento à simples títulos de nobreza. Sem contar que a crise do feudalismo também se acentuava no plano espiritual, visto que vários outros movimentos chegavam para contrariar os princípios ligados à doutrina cristã.