quai sao os tipos de gasolina
Soluções para a tarefa
-Gasolina Comum -
A gasolina comum é a mais “simples” e mais vendida no mercado. Ela possui uma octanagem IAD (Índice Antidetonante) mínima de 87. Diferente da aditivada, a comum não recebe nenhum tipo de aditivos de limpeza, apenas adição de etanol anidro, conforme exigido pela legislação vigente que atualmente é de 27%.
A gasolina comum acaba acumulando resíduos de combustão que são depositados sobre as válvulas de admissão do motor, isso significa que ao longo do tempo esse resíduo irá comprometer as misturas de ar e combustível, gerando danos ao veículo como o aumento de consumo, por exemplo.
-Gasolina Aditivada -
A gasolina aditivada possui a mesma octanagem da gasolina comum: índice antidetonante mínimo de 87. A principal diferença da aditivada para a comum está no seu trabalho no motor. Como o próprio nome indica, essa gasolina recebe um pacote de aditivos detergentes/dispersantes que mantêm limpo o sistema de alimentação de combustível do veículo como: velas, bicos injetores, válvulas de admissão e até a câmara de combustão. Os dispersantes remove as sujeiras, na prática, ela ajuda a desprender todo o resíduo acumulado.
-Gasolina Premium -
Uma das principais diferenças da gasolina Premium, está no valor da octanagem, que é superior à das gasolinas comum e aditivada: min. de 91 índice antidetonante, ou seja, é muito mais alto em relação às outras.
De um modo geral, ela tem coloração levemente amarelada e pode ser usada em qualquer veículo movido a gasolina. Praticamente todas as gasolinas Premium do mercado são aditivadas.
-Gasolina Formulada-
Ela surgiu em meados de 2011 – 2012, segundo a ANP, toda a gasolina produzida aqui no Brasil é formulada, inclusive em outros países. Geralmente, mais barata e é preparada com uma mistura de correntes de hidrocarbonetos. A gasolina formulada pode ser produzida por agentes econômicos (formuladores e centrais petroquímicas) que devem ser autorizados pela ANP ou refinarias.
Visualmente ainda não é possível saber se a gasolina é formulada ou não, no entanto, fique esperto, porque os postos são obrigados a informar na bomba para o consumidor. Segundo a ANP, desde que a gasolina atenda às especificações exigidas, a formulada não causará danos ao veículo. Mas é importante ficar de olho, ela pode causar problemas quando mal produzida pelos formuladores.
-Gasolina de aviação:-
Na América Latina, o Brasil é o maior consumidor de combustíveis de aviação. Como explicamos no início desta matéria, a aviação utiliza dois tipos de combustíveis: querosene e gasolina.