Quai são os principal usos da madeira plantada
Soluções para a tarefa
O uso da madeira na construção civil ainda é restrito no Brasil. Porém, as empresas e usuários já começam a perceber que esse material tem muitas vantagens. A madeira não tem mais o mesmo aspecto daquelas que se viam em construções mais antigas: hoje a madeira é tratada com alta tecnologia. Por isso, acaba sendo uma opção mais sustentável, econômica e mais durável.
É com a proposta de desmistificar o uso da madeira nas construções que empresários, engenheiros, produtores e entidades representativas irão se reunir no 2º Ciclo de Palestras: Uso da Madeira de floresta plantada na Construção Civil, organizado pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), com apoio do Sinduscon-PR e da APEF (Associação Paranaense dos Engenheiros Florestais).
Uma das vantagens da madeira plantada é ser mais sustentável do que a alvenaria convencional. O engenheiro civil, Guilherme Stamato, explica que a madeira é o único material renovável dentre os mais usados na construção civil. “Materiais como o aço e concreto emitem grande quantidade de CO2 e outros poluentes na atmosfera”, diz. “Já a produção de madeira é praticamente feita pela fotossíntese, retirando CO2 da atmosfera e devolvendo oxigênio para a atmosfera e diminuindo assim o efeito estufa”.
A madeira possui outras grandes vantagens. De acordo com especialistas da área, a durabilidade é muito maior que outros materiais. Além disso, é tão resistente quanto o cimento e tijolo. A madeira não oxida e não apresenta problemas de corrosão. As casas com madeira permitem uma manutenção mais econômica e a sua construção é mais rápida que as de alvenaria convencional.
Tecnologia na madeira
Existe muita tecnologia aplicada no mercado da madeira. Um exemplo é o sistema construtivo Wood Frame. Esse sistema já é muito utilizado em outros países, como Canadá e Estados Unidos, onde 90% das construções são com madeira. Aqui no Brasil, o sistema foi implantado pela empresa curitibana Tecverde. Este tipo de construção permite uma obra muito mais rápida, limpa e econômica.
O engenheiro civil da Tecverde, Lucas Maceno, explica que as casas de Wood Frame vão muito além do que se conhece hoje por casas de madeira. “Elas são produzidas em ambiente industrial, com controle de qualidade rígido e materiais com especificações de durabilidade extremamente exigentes”, explica.
O sistema construtivo é baseado em multicamadas. Na parede, são colocados materiais térmicos acústicos, como lã-de-rocha, lã-de-vidro, lã-de-PET. Por serem paredes duplas, o conforto térmico acústico destas casas é muito superior à alvenaria. Para o lado interno da casa, é fixada uma chapa de OSB, cuja função é permitir ao morador a fixação, em qualquer local da casa, armários, aparelhos domésticos entre outros.
Já no lado externo, outra chapa de OSB, cuja função é contraventar a parede, uma membrana hidrófuga, que ao mesmo tempo em que não deixa a água da chuva entrar na parede ela permite todos os vapores internos saírem da casa.
Sobre a APRE
A Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) é uma entidade sem fins lucrativos que congrega 55 empresas da cadeia produtiva de base florestal dos mais diversos perfis. Além das empresas, são associadas instituições de ensino e pesquisa, que formam o conselho científico. As associadas à APRE representam 60% da área de floresta.