Geografia, perguntado por nathidosgatos9500, 1 ano atrás

quai os nomes das principais placas tectonicas? gostaria de saber, por favor.

Soluções para a tarefa

Respondido por Analu7889
1


Placa do Pacífico – Tem cerca de 70 milhões de quilômetros quadrados, destacando-se como a maior placa oceânica. Esse bloco fica na região do Oceano Pacífico.

Placa de Nazca – Tem aproximadamente 10 milhões de quilômetros quadrados. O bloco está localizado no leste do Oceano Pacífico. Essa placa costuma se chocar anualmente com a placa Sul-Americana. Esse processo deu origem à Cordilheira dos Andes.

Placa Sul-Americana – Tem 32 milhões de quilômetros quadrados. O Brasil está localizado no centro dessa placa, por isso não sofre com a instabilidade das colisões de blocos e não conta com a ocorrência de terremotos e vulcões.

Placa Norte-Americana – Tem 70 milhões de quilômetros quadrados. Está localizada na América do Norte, América Central, na Groenlândia e em parte do oceano Atlântico.

Placa Africana – Possui 65 milhões de quilômetros quadrados. Abrange todo o continente africano e, normalmente, colide com a Placa Euroasiática, processo que deu origem ao mar Mediterrâneo e ao Vale Rift.

Placa Antártica – Tem 25 milhões de quilômetros quadrados.

Placa Indo-Australiana – Conta com as placas Australiana e Indiana. Tem 45 milhões de quilômetros quadrados que abrangem a Índia, a Austrália, a Nova Zelândia e parte do oceano Índico.

Placa Euroasiática Ocidental – Tem 60 milhões de quilômetros quadrados que abrangem o continente europeu e o extremo oeste da Ásia.

Placa Euroásiatica Oriental – Tem 40 milhões de quilômetros quadrados. Abrange o continente asiático. Forma uma zona de convergência com as placas das Filipinas e do Pacífico, sendo uma região frequentemente atingida por vulcões e terremotos.

Placa das Filipinas – Tem 7 milhões de quilômetros quadrados e se localiza no Oceano Pacífico.


Respondido por cornelioschonhals
0

Movimento convergente: As placas com movimento convergente são aquelas que se chocam diretamente entre si, indo uma contra a outra. É esse o caso do exemplo no esquema anterior, onde se formam as maiores cadeias de montanha.

Movimento divergente: Ocorre quando as placas afastam-se uma da outra. Esse afastamento pode provocar a emergência do magma que se solidifica e forma algumas ilhas vulcânicas em áreas oceânicas.

Movimento transformante: É quando as placas se deslocam unilateralmente, havendo, ainda sim, o atrito entre elas, com a ocorrência de terremotos e a formação de alguns falhamentos, a exemplo da Falha de San Andreas, no oeste dos Estados Unidos.

Perguntas interessantes