Qua relação dos nobres e dos burgueses ingleses com a sua realeza
Soluções para a tarefa
Olá!!
Segue o restante da questão:
(Ufpr 2012) Leia os seguintes excertos da Magna Carta inglesa de 1215:
“12 - Nenhum imposto ou pedido será estabelecido no nosso reino sem o consenso geral. (...) que tudo se passe da mesma maneira no que respeita às contribuições da cidade de Londres (...)
61 - (...) Instituímos e concedemos aos nossos barões a seguinte garantia: elegerão vinte e cinco barões do reino, os quais deverão com todo o seu poder observar, manter e fazer cumprir a paz e as liberdades que nós concedemos. (...)”
(C. R. C. Davis, Magna Carta, The Trustees of the British Museum, 1963, p. 16-23 apud ESPINOSA, Fernanda. Antologia de textos medievais. Lisboa: Sá da Costa Editora, p. 326-327).
A partir dos trechos acima e de seus conhecimentos sobre a monarquia inglesa na Idade Média, discorra sobre a relação dos nobres e dos burgueses ingleses com a sua realeza e justifique por que a Magna Carta é considerada uma precursora das constituições modernas.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bom, isso aconteceu em meados da Baixa Idade Média quando surgiram as monarquias ao redor do continente europeu que também era chamadas de Monarquias Nacionais. Durante esse período por meio da pressão da nobreza e também do clero o Rei João da Inglaterra teve que criar a Carta Magna.
Essa carta trazia vários benefícios para a classe burguesa que estava começando a surgir, principalmente no que se dizer respeito ao livre comércio, além também de limitar o poder da realeza nesse sentido.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!