Qua a Função da arte grega
Soluções para a tarefa
A arte grega inaugura uma nova forma de representação estética, fundamentando-se na inteligência e no uso da razão, refletindo uma sociedade que desenvolveu o senso de justiça em prol do bem-estar de seu povo, base do regime democrático, um dos grandes legados gregos deixados à humanidade.
O principal objeto de estudo e representação artística pode ser identificado a partir da máxima do sofista grego Protágoras, que afirmava ser o homem “a medida de todas as coisas”. Assim fez-se a arte grega: o homem passou a ser o tema principal de suas obras.
Ao contrário dos egípcios, os gregos não tinham obsessão pela vida após a morte. Procuraram valorizar o prazer da vida presente, incorporando elementos da natureza, observada em todos os seus ângulos, destacando o equilíbrio, o ritmo e a harmonia, valores que evidenciam a busca pela perfeição.
É em nome dessa perfeição que se introduz o nu na arte, com inspiração nos corpos atléticos dos jovens. Com isso, criaram-se as bases para uma sociedade de artistas e intelectuais autônomos e extremamente criativos, libertos das restrições e convenções impostas pela estética e pelas necessidades religiosas, o que levou a arte grega a evoluir ao longo da história dessa civilização. O humanismo e o tempo presente, tão valorizados pelos gregos, foram a inspiração da civilização ocidental que conhecemos.
A arte grega desenvolveu-se em três períodos históricos: o arcaico, o clássico e o helenístico, que correspondem ao surgimento, à afirmação e à decadência da polis grega, submetida ao domínio dos macedônicos, período que se estende entre os séculos VIII e III a.C. O século V a.C. foi considerado o mais criativo da cultura grega, denominado “Século de Péricles”. Antes disso, ocorreu o processo de formação do povo grego, responsável por apurar os valores estéticos que viriam a se desenvolver nos períodos citados.