qro um artigo sobre empoderamento femenino
Soluções para a tarefa
feminicidio isto e tratar a mulhet como um objeto
Resposta:O que é empoderamento?
Empoderamento é a ação social coletiva de participar de debates que visam potencializar a conscientização civil sobre os direitos sociais e civis. Esta consciência possibilita a aquisição da emancipação individual e também da consciência coletiva necessária para a superação da dependência social e dominação política.
Você certamente já ouviu falar sobre o empoderamento das mulheres no Brasil. Talvez a interpretação da palavra empoderamento tenha sido distorcida, mas, em função da importância do tema, essa discussão deveria ser ainda mais explorada, para que todos, homens e mulheres, possam se beneficiar de seus resultados.
O movimento de empoderamento feminino é mundial. Apesar do tom de pessimismo, o Brasil é um dos países em destaque nesse movimento, segundo relatórios da própria ONU, devido ao seu papel na geração de trabalho e renda para as mulheres, além de reconhecer e premiar ações empreendedoras individuais e coletivas.
Empoderar as mulheres é assegurar que homens e mulheres se beneficiem dos mesmos direitos. Assegurar às mulheres liberdade, autonomia, poder de decisão. Permitir que ocupem espaços de poder, tenham reconhecimento e equiparação salarial. Para simplificar a conversa, o que se propõe é uma sociedade que dá oportunidades, onde cada pessoa tenha sua própria voz e seja respeitada por isso.
O envolvimento com o empoderamento das mulheres é um desafio do qual todos os componentes da sociedade, homens, mulheres, empresas, organizações e governo, devem participar. Durante a Assembleia Geral da ONU em julho de 2010, junto a uma série de outras medidas, ONU Mulheres e o Pacto Global criaram os Princípios de Empoderamento das Mulheres, com as seguintes diretrizes:
1) Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
2) Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
3) Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
4) Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
5) Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
6) Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
7) Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.
Como consultora comportamental já percebo mudanças dentro das organizações. Nos últimos dois anos tenho visto muitas ações que reconhecem o trabalho das mulheres, assumindo o termo de compromisso da ONU, investindo em capacitação e, sobretudo, valorização humana.
Explicação: