QM RESPONDER EU RETRIBUO!!!!!!!11
1930 foi ou não uma revolução?
A Revolução de 1930, considerada um dos marcos da história do Brasil contemporâneo, anunciava a ruptura das oligarquias e a consequente modernização do país. Na mesma medida, trata-se de um tema polêmico: a própria classificação do movimento como uma revolução é questionada por alguns historiadores. Além disso, aqueles que vivenciaram o conturbado processo do final dos anos 1920 e início dos 1930 têm diferentes interpretações sobre ela.
Os documentos apresentados a seguir expressam essa divergência de visões sobre a Revolução de 1930.
A REVOLUÇÃO DE 1930: VERSÃO “OFICIAL”
“O Brasil atravessa hoje uma fase extraordinariamente delicada. Marca-se a transição entre duas etapas de sua história política e, se nos espíritos que veem os fenômenos sociais com ponderação e clarividência (clareza), não é permitido supor que a um período de política oligárquica como a que tivemos até 1930, suceda, imediatamente, como nas mutações de cenografia, um outro de plena integração do país no regime republicano, entretanto, é evidente que (...) a Nação vê renascer a sua consciência política e olha o futuro, com ânimo de caminhar pelos seus próprios passos, sem a tutela dos falsos guias que conduziram ao desprestígio político e à ruína econômica. A Revolução de 1930 criou, evidentemente, uma nova mentalidade nacional. Marcou o início de uma nova etapa de consciência política. (...)”
(General Waldomiro Castilho de Lima, interventor federal no estado de São Paulo)
A REVOLUÇÃO DE 1930: VISÃO DOS TENENTES
“(...) Se não aproveitarmos o momento político e econômico para radicalizar nosso programa, seremos ridiculamente envolvidos pelos Bernardes e Epitácios (alusão aos respectivos presidentes, defensores das oligarquias estaduais), sacrificando, por um problemático auxílio material, a grande força material de que dispúnhamos, fruto do sacrifício de numerosos companheiros. Dia a dia aumenta em mim a convicção de que os tais liberais desejam de tudo menos a revolução.... Resta-nos um único caminho: o caminho pelo qual venho há muito me batendo e que consiste em levantarmos com toda a coragem uma bandeira de reivindicações populares, de caráter prático e positivo, capazes de estimular a vontade das mais amplas massas de nossa paupérrima (miserável) população das cidades e do sertão. (...)”
(Carta escrita em agosto de 1929, por Luiz Carlos Prestes)
1. Após a leitura e a interpretação dos textos, elabore um texto comparando as duas visões apresentadas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
A revolução de 1930 é considerado o acontecimento da história do período republicano brasileiro que pos fim a chamada República velha e, mais do que isso, foi o acontecimento que também deu fim as articulações políticas entre as oligarquias regionais do Brasil..
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO!!❤️
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Artes,
6 meses atrás
História,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Direito,
11 meses atrás