qm foi david jose canabarro e o que ele fez na revolução farroupilha
Soluções para a tarefa
Resposta:
David José Martins nasceu em 22 de agosto de 1796, em Taquari/RS, e somente em 1836 adotou o nome David Canabarro. Filho do fazendeiro (estancieiro) José Martins Coelho e de Mariana Inácia de Jesus.
Sua mãe era natural da Ilha de Santa Catarina, filha de Manoel Teodósio Ferreira e de Perpétua de Jesus, que se mudaram para Bom Jesus do Triunfo/RS por volta do ano de 1778, onde os pais de Canabarro se conheceram.
Seus avós paternos eram José Martins Faleiros e Jacinta Rosa - naturais da Ilha Terceira, Açores, Portugal, que migraram para Porto Alegre, na Província de São Pedro do Rio Grande (atual Estado do Rio Grande do Sul).
Casou duas vezes, a primeira com uma tia e a segunda, com a cunhada (viúva de seu irmão, João Martins), em 1867. Deixou descendentes, entre eles, Maria Angélica - que casou aos 14 anos e teve 14 filhos. Canabarro teve algumas amantes, mas era uma escrava (mulata alta, magra e simpática), Cândida, que cuidava dele (roupas, pertences pessoais, temperava seus alimentos e os provava), e o acompanhava nas missões militares.
Foi sócio de seu tio Antônio Ferreira Canabarro, em terras e comércio: em 1834, adquiriram a primeira propriedade (Estância da Alegria), no atual município de Santana do Livramento, em 1846 compraram a sesmaria de São Gregório. Em 1847, separaram a sociedade, ficando Antônio Ferreira com a Estância da Alegria e David com a Estância São Gregório. De 1849 a 1858, David Canabarro com seu irmão, João Martins, adquiriram outras áreas contíguas a Estância de São Gregório.
Foi combatente em várias batalhas representando e comandando as forças do Exército do Império Brasileiro e na Revolução Farroupilha atuou no lado dos republicanos, no desfecho desse episódio, não há consenso se ele foi herói ou vilão.
Faleceu em 11 de abril de 1867, em Santana do Livramento/RS, em razão de um ferimento no pé, ocorrido no mês anterior em sua fazenda, que evoluiu para uma infecção generalizada.
Em 13 de setembro de 2008, os restos mortais de David Canabarro foram transladados de Porto Alegre/RS para Santana do Livramento e foram depositados em um mausoléu construído no terreno (hoje área urbana) da Casa de David Canabarro, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Explicação:
tamo junto família