ENEM, perguntado por MARIAEDUARDA2903, 11 meses atrás

Q5 - O Centro-Oeste apresentou-se como extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização, já que era praticamente virgem, não possuindo infraestrutura de monta, nem outros investimentos fixos vindos do passado. Pôde, assim, receber uma infraestrutura nova, totalmente a serviço de uma economia moderna. (SANTOS, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo: EdUSP, 2005 (adaptado)).
O texto trata da ocupação de uma parcela do território brasileiro. O processo econômico diretamente associado a essa ocupação foi o avanço da

A) industrialização voltada para o setor de base.
B) economia da borracha no sul da Amazônia.
C) fronteira agropecuária que degradou parte do cerrado.
D) exploração mineral na Chapada dos Guimarães.
E) extrativismo na região pantaneira.

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaelafelixclovz42e
76
Alternativa C!

A região em questão é a Centro-Oeste, que passou a ter uma acessibilidade maior a partir da criação de Brasília, trazendo o transporte rodoviário à região.

A agricultura destruiu boa parte do Cerrado, cerca de 50%, mas já utilizava máquinas modernas que não demandava grande mão de obra.

Logo, os fluxos migratórios se direcionaram para as áreas urbanas.
Respondido por ALCSHSDU
7

Resposta:

Alternativa c

Explicação:

A região em questão é o Centro-Oeste. Após a implantação de Brasília, a região ganhou maior comodidade, o que trouxe o transporte rodoviário para a região. A agricultura destruiu grande parte do Cerrado, representando cerca de 50%, mas utiliza maquinários modernos que não demandam grande quantidade de mão de obra. Logo, o fluxo de migrantes foi direcionado para áreas urbanas.

Perguntas interessantes