ENEM, perguntado por welitonsamuel2499, 1 ano atrás

Q23 - O acidente nuclear de Chernobyl revela brutalmente os limites dos poderes técnico-científicos da humanidade e as “marchas-à-ré” que a “natureza” nos pode reservar. É evidente que uma gestão mais coletiva se impõe
para orientar as ciências e as técnicas em direção a finalidades mais humanas. (GUATTARI, F. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 1995 (adaptado)).
O texto trata do aparato técnico-científico e suas consequências para a humanidade, propondo que esse desenvolvimento

A) defina seus projetos a partir dos interesses coletivos.
B) guie-se por interesses econômicos, prescritos pela lógica do mercado.
C) priorize a evolução da tecnologia, se apropriando da natureza.
D) promova a separação entre natureza e sociedade tecnológica.
E) tenha gestão própria, com o objetivo de melhor apropriação da natureza.

Soluções para a tarefa

Respondido por ampulheta
198
Olá!

A) defina seus projetos a partir dos interesses coletivos.
Correto. O texto traz a ideia de que é importante que o desenvolvimento tecnológico seja realizado de acordo com os interesses coletivos e com consciência de seus resultados. Assim, eventos trágicos e lamentáveis que tomam a memória e a história do mundo, como é o caso de Chernoby, na Ucrânia, nos anos 1980, e Fukushima, neste século, não se repitam.


Respondido por SrTrindade
107

Olá!

ALTERNATIVA A

Chega-se à resposta da questão por meio da interpretação cuidadosa do texto. Vejamos as assertivas:

a) É a opção correta, conforme fica evidente pelo trecho em que o autor afirma ser "evidente que uma gestão mais coletiva se impõe para orientar as ciências e as técnicas em direção a finalidades mais humanas".

b) O autor propõe o oposto do que consta nesta opção, condenando de forma indireta, inclusive, a lógica de mercado, ao ressaltar os limites dos poderes técnico-científicos da humanidade.

c) O texto contradiz esta opção ao indicar ter sido a priorização da evolução da tecnologia um dos fatores que causaram o desastre de Chernobyl.

d) Ao defender uma gestão coletiva da natureza, o autor contradiz essa assertiva, entendendo ser necessária uma harmonização entre natureza e sociedade tecnológica.

e) Conforme já indicado, o autor sugere uma gestão coletiva da natureza, e não própria ou individualista, como forma de serem atingidas finalidades mais humanas.

Bons Estudos

Perguntas interessantes