ENEM, perguntado por mouralacerda5700, 1 ano atrás

Q2 - O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados,mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto). (FRAGA, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo. 4 out. 2009 (adaptado)).

O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são


A) decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas.

B) parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação.

C) amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente.

D) criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter.

E) cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente a observar as normas jurídicas.

Soluções para a tarefa

Respondido por ruancastro15
926

 A alternativa que corresponde corretamente para com a questão proposta foi disposta na alternativa C) amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente.

 Assim sendo , podemos observar que de fato é bastante difícil seguirmos todas as regras de modo que elas foram criadas mas de fato vão além da nossa capacidade de cumpri-las integralmente e assim muitas delas se tornam inviáveis.

Respondido por dreyjessy
669

Resposta:

criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter.

Explicação:

Ética e Moral, ambas tem a mesma origem, a mesma essência e o mesmo objetivo, que é o de promover a harmonia nas relações sociais, mas apresentam algumas diferenças, que são: a Ética é normativa, atemporal e objetiva , pois é avaliadora  e orientadora dos atos morais considerando-os certos ou errados de acordo com os valores contemplados pela sociedade contemporânea, onde as ações se realizam;

a Moral, é subjetiva e temporal,  Ela  é o agir livre e consciente do dever, dirigida pela razão e por meios adequados e em conformidade com os valores contemplados pela sociedade contemporânea, onde os atos são realizados,  é a ação propriamente dita.

Perguntas interessantes