ENEM, perguntado por marcoaurelio2945, 1 ano atrás

Q15 - Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra, movimentos como o Maio de 1968 ou a campanha contra a Guerra do Vietnã culminaram no estabelecimento de diferentes formas de participação política. Seus slogans, tais como “Quando penso em revolução quero fazer amor”, se tornaram símbolos da agitação cultural nos anos 1960, cuja inovação relacionava-se

A) à contestação da crise econômica europeia, que fora provocada pela manutenção das guerras coloniais.
B) à organização partidária da juventude comunista, visando o estabelecimento da ditadura do proletariado.
C) à unificação das noções de libertação social e libertação individual, fornecendo um significado político ao uso do corpo.
D) à defesa do amor cristão e monogâmico, com fins à reprodução, que era tomado como solução para os conflitos sociais.
E) ao reconhecimento da cultura das gerações passadas, que conviveram com a emergência do rock e outras mudanças nos costumes.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaelafelixclovz42e
91
Alternativa C!

A questão aborda uma das correntes lideradas pela juventude ocidental em 1968. 

O objetivo valorizava a liberdade social e individual, principalmente no uso do próprio corpo.
Respondido por juscelino765
50

Resposta correta: letra C - à unificação das noções de libertação social e libertação individual, fornecendo um significado político ao uso do corpo.

Explicação:

Essa questão pode ser mais simples do que parece! Certamente você já ouviu falar dos Hippies. É disso que essa questão está falando.

Ela cita movimentos que contestavam o status quo depois da 2ª Guerra Mundial em um período de Guerra Fria. Com o início da Guerra do Vietnã e as ameaças nucleares alguns grupos de maioria jovem se opunham à realidade cruel existente. Eles usavam a simbologia do corpo e do amor para demonstrar seu descontentamento com essas questões bélicas e afrontar a sociedade em uma forma de contracultura.

Note como as outras alternativas possuem um caráter mais tradicional e ortodoxo do que a alternativa “c”. A alternativa “b” também contrapõe o regime capitalista americano mas não condiz com a realidade dos movimentos Hippies da década de 60.

Perguntas interessantes