Q110 - O grafite comtemporâneo, considerado em alguns momentos como uma arte marginal, tem sido comparado às pinturas murais de várias épocas e às escritas pré-históricas. Observando as imagens apresentadas, é possível reconhecer elementos comuns entre os tipos de pinturas murais, tais como
A) a preferência por tintas naturais, em razão de seu efeito estético.
B) a inovação na técnica de pintura, rompendo com modelos estabelecidos.
C) o registro do pensamento e das crenças das sociedades em várias épocas.
D) a repetição dos temas e a restrição de uso pelas classes dominantes.
E) o uso exclusivista da arte para atender aos interesses da elite.
Anexos:
Soluções para a tarefa
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431
ALTERNATIVA C
A) A preferência por tintas naturais, em razão de seu efeito estético.
Tintas naturais? Aonde observando as imagens é possível se concluir isso? (Lembre – se que nessas questões, você deve utilizar as informações que se encontram na questão, não de seu conhecimento prévio)
B) a inovação na técnica de pintura, rompendo com modelos estabelecidos. Modelos estabelecidos? O grafite ok, mas as pinturas rupestres? As pinturas rupestres são as marcas mais antigas produzidas pelos homens. Não havia modelo a ser rompido. E isso nem aparece na observação.
C) o registro do pensamento e das crenças das sociedades em várias épocas.
D) a repetição dos temas e a restrição de uso pelas classes dominantes.
classe dominante :aquela que impõe os valores culturais, o que é belo e feio e para quem o grafite se torna “arte marginal”. Os temas podem ate aparecer, mas não tem como se repetir. Cada sociedade vive e expressa o seu tempo.Uma pintura não teria como representar um tema sobre emoções humanas, vide a simplicidade de seus desenhos.
E) o uso exclusivista da arte para atender aos interesses da elite.
O texto coloca o grafite como uma “arte marginal”. Mesmo que fale de que não é classificado dessa maneira por todos, por uma parte já nos leva a concluir que pelo menos uma parte vê o grafite como uma espécie de arte à margem da sociedade e seus valores, à margem de uma arte central.
A) A preferência por tintas naturais, em razão de seu efeito estético.
Tintas naturais? Aonde observando as imagens é possível se concluir isso? (Lembre – se que nessas questões, você deve utilizar as informações que se encontram na questão, não de seu conhecimento prévio)
B) a inovação na técnica de pintura, rompendo com modelos estabelecidos. Modelos estabelecidos? O grafite ok, mas as pinturas rupestres? As pinturas rupestres são as marcas mais antigas produzidas pelos homens. Não havia modelo a ser rompido. E isso nem aparece na observação.
C) o registro do pensamento e das crenças das sociedades em várias épocas.
D) a repetição dos temas e a restrição de uso pelas classes dominantes.
classe dominante :aquela que impõe os valores culturais, o que é belo e feio e para quem o grafite se torna “arte marginal”. Os temas podem ate aparecer, mas não tem como se repetir. Cada sociedade vive e expressa o seu tempo.Uma pintura não teria como representar um tema sobre emoções humanas, vide a simplicidade de seus desenhos.
E) o uso exclusivista da arte para atender aos interesses da elite.
O texto coloca o grafite como uma “arte marginal”. Mesmo que fale de que não é classificado dessa maneira por todos, por uma parte já nos leva a concluir que pelo menos uma parte vê o grafite como uma espécie de arte à margem da sociedade e seus valores, à margem de uma arte central.
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Corrigido AVA.
O registro do pensamento e das crenças das sociedades em várias épocas.
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