Q108 - O trovador
Sentimentos em mim do asperamente / dos homens das primeiras eras... / As primaveras do sarcasmo / intermitentemente no meu coração arlequinal... / Intermitentemente... / Outras vezes é um doente, um frio / na minha alma doente como um longo som redondo... / Cantabona! Cantabona! / Dlorom... / Sou um tupi tangendo um alaúde!
(ANDRADE, M. In: MANFIO, D. Z. (Org.) Poesias completas de Mário de Andrade. Belo Horizonte: Itatiaia, 2005).
Cara ao Modernismo, a questão da identidade nacional é recorrente na prosa e na poesia de Mário de Andrade. Em O trovador, esse aspecto é
A) abordado subliminarmente, por meio de expressões como “coração arlequinal” que, evocando o carnaval, remete à brasilidade.
B) verificado já no título, que remete aos repentistas nordestinos, estudados por Mário de Andrade em suas viagens e pesquisas folclóricas.
C) lamentado pelo eu lírico, tanto no uso de expressões como “Sentimentos em mim do asperamente” (v. 1), “frio” (v. 6), “alma doente” (v. 7), como pelo som triste do alaúde “Dlorom” (v. 9).
D) problematizado na oposição tupi (selvagem) x alaúde (civilizado), apontando a síntese nacional que seria proposta no Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade.
E) exaltado pelo eu lírico, que evoca os “sentimentos dos homens das primeiras eras” para mostrar o orgulho brasileiro por suas raízes indígenas.
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ALTERNATIVA D
O autor começa remetendo a outros tempos passados ("Sentimentos em mim do asperamente / dos homens das primeiras eras...")
Tempo que só termina quando conclui ser um tupi (esse indigena do passado) tocando seu alaude, que é um instrumento musical europeu medieval, mas que por isso mesmo traz a ideia de civilizado em si.
Ele conclui unificando esses dois opostos em um, que seria a origem do Brasil (ideia muito comum dos modernistas, nesa mistura de diferentes que compoe o Brasil).
O autor começa remetendo a outros tempos passados ("Sentimentos em mim do asperamente / dos homens das primeiras eras...")
Tempo que só termina quando conclui ser um tupi (esse indigena do passado) tocando seu alaude, que é um instrumento musical europeu medieval, mas que por isso mesmo traz a ideia de civilizado em si.
Ele conclui unificando esses dois opostos em um, que seria a origem do Brasil (ideia muito comum dos modernistas, nesa mistura de diferentes que compoe o Brasil).
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Resposta: Alternativa D) problematizado na oposição tupi (selvagem) x alaúde (civilizado), apontando a síntese nacional que seria proposta no Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade.
Explicação: Pois Mário de Andrade propõem em sua poesia características modernistas, e promove uma revisão crítica do passado histórico nacional; a partir da relação entre os termos “tupi” e “alaúde”, há uma fusão cultural, que é uma das propostas do Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade.
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