Q102 - O sedutor médio
Vamos juntar / Nossas rendas e / expectativas de vida / querida, / o que me dizes? / Ter 2, 3 filhos / e ser meio felizes?
(VERISSIMO, L. F. Poesia numa hora dessas?! Rio de Janeiro: Objetiva, 2002).
No poema O sedutor médio, é possível reconhecer a presença de posições críticas
A) nos três primeiros versos, em que “juntar expectativas de vida” significa que, juntos, os cônjuges poderiam viver mais, o que faz do casamento uma convenção benéfica.
B) na mensagem veiculada pelo poema, em que os valores da sociedade são ironizados, o que é acentuado pelo uso do adjetivo “médio” no título e do advérbio “meio” no verso final.
C) no verso “e ser meio felizes?”, em que “meio” é sinônimo de metade, ou seja, no casamento, apenas um dos cônjuges se sentiria realizado.
D) nos dois primeiros versos, em que “juntar rendas” indica que o sujeito poético passa por dificuldades financeiras e almeja os rendimentos da mulher.
E) no título, em que o adjetivo “médio” qualifica o sujeito poético como desinteressante ao sexo oposto e inábil em termos de conquistas amorosas.
Soluções para a tarefa
Olá!
ALTERNATIVA A
Na mensagem veiculada pelo poema, em que os valores da sociedade são ironizados, o que é acentuado pelo uso do adjetivo “médio” no título e do advérbio “meio” no verso final.
A mensagem veiculada pelo poema ironiza os valores da sociedade ao se referir à "média" como sendo baixa, apenas a metade, ou seja, viver na média é ser apenas meio feliz.
Bons Estudos
É possível reconhecer a presença de posições críticas:
b) na mensagem veiculada pelo poema, em que os valores da sociedade são ironizados, o que é acentuado pelo uso do adjetivo "médio" no título e do advérbio "meio" no verso final.
O sedutor médio
Nesse poema, a intenção de Veríssimo era ironizar o casamento, que nos versos se revela como algo pouco sedutor e longe do ideal de felicidade que o senso comum geralmente propaga.
No casamento, tudo parece mediano, medíocre, de pouco valor ou importância.
As demais opções estão incorretas porque:
a) Não há crítica ao casamento se se pensar que há maior expectativa de vida.
c) Na verdade, "meio" é advérbio de modo, com sentido de "um pouco, mais ou menos".
d) Não se pode concluir que o eu poético tem dificuldades financeiras a partir desse verso. Além disso, esse trecho não apresenta a crítica do poeta.
e) Na verdade, "médio" é para indicar a mediocridade, não se refere a desinteresse ou inabilidade.
Mais sobre esse poema em:
https://brainly.com.br/tarefa/16386505
#SPJ3