Sociologia, perguntado por icaro312cordeiro, 6 meses atrás

Q1. Qual o papel da sociologia?​

Soluções para a tarefa

Respondido por silasferreiracardoso
1

Resposta:

Origem da sociologia

Ao traçarmos um longo percurso na história do Ocidente, percebemos já na filosofia da Antiguidade clássica traços fundamentais para o desenvolvimento da sociologia que ocorreria, de fato, somente no século XIX da era cristã. Sócrates, Platão e Aristóteles, os três grandes filósofos gregos clássicos, buscavam compreender o funcionamento social, de maneira indireta, por meio da política e da ética.

A sociologia é uma ciência que estuda a sociedade em seus diversos aspectos.  

A sociologia é uma ciência que estuda a sociedade em seus diversos aspectos.

No Renascimento, o filósofo e teórico político Nicolau Maquiavel propôs novos modelos para a compreensão política, o que resultou numa nova visão da sociedade pelos olhos do governante. Durante o Iluminismo francês, filósofos como Montesquieu e Voltaire estavam preocupados com um novo modelo de política que colocasse abaixo os velhos ideais do Antigo Regime e erigisse novos ideais, dessa vez mais libertários e democráticos.

Para tanto, eles fizeram abstrações filosóficas sobre o modelo social vigente e o modelo social ideal. Finalmente aconteceu a Revolução Francesa, e, com ela, o caos político de algumas décadas seguiu-se na França. Tentativas de governos republicanos e socialistas seguiram-se até a ascensão do império napoleônico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fora da França, a situação também era caótica. A ascensão da burguesia desde o século XV e o seu grande enriquecimento após a Revolução Industrial faziam sobressaltar aos olhos do europeu comum a forte desigualdade social que se instalava. A partir do fim do século XVIII, com o crescimento do número de indústrias nas cidades, houve um intenso e repentino êxodo rural, ainda intenso no século XIX. A explosão demográfica nas cidades contribuiu para o caos político, que se tornou também social.

As cidades, abarrotadas de pessoas desempregadas (por conta da explosão demográfica, grande parte da população não conseguia emprego nas fábricas) e vivendo na miséria, tornaram-se um verdadeiro reduto de doenças, fome e violência. As condições sanitárias eram péssimas, havendo surtos localizados de doenças, como cólera e sífilis, além de um inexistente acesso dessa população pobre ao atendimento médico.

A fome afetava os trabalhadores fabris, que tinham péssimas condições de trabalho e recebiam tão pouco que mal dava para alimentarem-se. De maneira mais severa, a fome ainda afetava os desempregados. Esse contexto de caos político (na França) e de caos social (na França e, principalmente, na Inglaterra) ocasionou uma onda de violência sem precedentes.

Auguste Comte, o “pai” da sociologia.

Auguste Comte, o “pai” da sociologia.

Toda essa situação, que levava o continente europeu (em especial a França) à ruína, fez com que o filósofo francês Auguste Comte postulasse a necessidade de uma ciência capaz de compreender a sociedade e propor modos de interferir no desenvolvimento social, alcançando sempre o progresso.

Para Comte, as ciências naturais contavam com um rigor e uma precisão metódica necessários às ciências humanas. A sua proposta intelectual era criar um sistema, chamado de positivismo, baseado numa ciência que foi batizada de física social e, depois, chamada por Comte de sociologia.

Auguste Comte é considerado o “pai” da sociologia, e ela serviria para entender a sociedade e guiar o positivismo, que, pela ordem social, pelo militarismo e pelo cientificismo, garantiria o progresso social e colocaria a Europa nos trilhos do desenvolvimento novamente.

Respondido por mmyamarques
1

A compreensão da sociedade, das relações humanas e do papel das instituições sociais é extremamente importante para o desenvolvimento social. A sociologia atua, portanto, como uma fonte de dados sobre os fatores que influenciam e formam as relações sociais.


mmyamarques: resumi pra vc<3
Perguntas interessantes