Q-01; Um debate que continua sendo tradado pela comunidade científica acerca dos vírus, é se eles são ou não seres vivos. Nesse aspecto cite:
a) 3 argumentos a favor dos vírus enquanto seres vivos.
b) 3 argumentos contra os vírus enquanto seres vivos.
Q-02; O que é um vírus?
Q-03; Dentre as partes que compõem os vírus, indique a função do que se pede:
a) Proteínas de superfície
b) Capsidio viral
c) Envelope lipídico
d) Genoma
Q-04; O que é um retrovírus?
Q-05; Qual a função da enzima viral transcriase reversa?
Q-06; Qual o motivo dos vírus serem considerados parasitas intracelulares obrigatórios?
Q-07; Acerca de cada doença viral, responda o que se pede:
a) Aids
a. Qual o vírus causador (Agente etiológico)
b. O vírus apresenta DNA ou RNA como genoma?
c. Quais as formas de contágio?
Soluções para a tarefa
Q1. a) Presença de material genético: RNA e/ou DNA;
Os vírus apresentam capacidade de evolução;
Possui formas de locomoção;
b) Os vírus não possuem células (acelulares);
Os vírus não apresentam potencial bioquímico que possibilita a produção de energia metabólica;
Os vírus só são capazes de se reproduzir no interior de outra célula. ( parasitas intracelulares obrigatórios);
Q2. Do latim: virus, que significa toxina. São pequenos seres parasitas formados por uma capsula proteica que podem infectar organismos vivos(humanos ou animais)
Q3. a) A hemaglutinina (HA) é uma proteína que se situa na camada mais externa do vírus, o envelope. Ela reconhece um açúcar da nossa membrana celular, o ácido siálico, e é a responsável pelo reconhecimento e ligação do vírus a nossas células do sistema respiratório.
A neuraminidase (NA) reconhece a mesma molécula que a hemaglutinina, o ácido siálico da membrana celular. Mas realiza sua função de maneira oposta, seu papel é ajudar o vírus a deixar a célula invadida.
b) protege e facilita sua proliferação, e além de proteger o ácido nucléico (DNA ou RNA e, em alguns casos raros, os dois tipos juntos), tem a capacidade de se combinar quimicamente com substâncias presentes na superfície celular.
c) formado por bicamada lipídica derivada de estruturas celulares, como organelas e membrana plasmática. Ancoradas ao envelope são encontradas proteínas (peplômeros) que desempenham a função de mediar a interação vírus-célula.
d)carrega a informação genética para a produção de proteínas virais necessárias para formar a estrutura da partícula viral (por exemplo as proteínas do capsídeo) e para a replicação e infecciosidade viral (enzimas como Transcriptase reversa do HIV e proteínas de interação com a célula hospedeira).
Q4. vírus que possui o ARN como material genético e que se multiplica com o auxílio da enzima transcriptase reversa.
Q05. realizar a transcrição inversa, produzindo DNA a partir de RNA.
Q06. Por que, por si só não são capazes de reproduzir-se. Podem ter DNA ou RNA, envolvidos por uma membrana protéica (capsídeo).
Q07. a) HIV
b) RNA
c) As formas mais comuns de contágio da AIDS são: Contato íntimo sem preservativo com indivíduo portador do vírus HIV; Agulhas, seringas ou instrumentos perfurantes contaminados com o vírus HIV; Transmissão do vírus HIV da mãe para o filho, durante a gravidez, parto ou amamentação.
Espero ter ajudado =)