Pvr me ajudem com essa questão do dever de ciências
Soluções para a tarefa
Genética : A genética é a parte da ciência que estuda a hereditariedade, a estrutura e função dos genes e a variação dos seres vivos. É através da genética que buscamos compreender os mecanismos e leis de transmissão das características através das gerações.
Cromossomos: Os cromossomos são corpúsculos compactos que carregam a informação genética. Cada cromossomo é constituído por uma longa e linear molécula de DNA associada a proteínas. Os cromossomos estão presentes no núcleo das células eucarióticas e a sua quantidade varia em cada espécie.
Cromossomos Homólogos: Cromossomos homólogos são aqueles que fazem par com outros cromossomos. Eles são iguais em tamanho, têm o centrômero posicionado no mesmo lugar e a mesma posição de genes, ou seja, são muito parecidos em termos genéticos.
Cromossomos Autossomos e Alossomos: Autossoma ou autossomo ou cromossomas somáticos são cromossomas que não estão ligados ao sexo e fazem parte do patrimônio genético da espécie, junto com os cromossomas sexuais. O ser humano possui 44 autossomas que formam 22 pares de cromossomas e mais um par de cromossomas sexuais (alossomo), que determinam o sexo.
Gene: O gene é um segmento de uma molécula de DNA, responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.
Locus gênico: Locus na genética é o local fixo num cromossomo onde está localizado determinado gene ou marcador genético. A lista organizada de locus conhecidos para um cromossomo é chamada de mapa genético, que é um processo de determinação do locus para um determinado carácter fenotípico.
Genes alelos: Os Genes Alelos são uma variação de genes. São caracterizados por estarem localizados no mesmo lugar nos cromossomos homólogos, o lócus. O gene é responsável por armazenar e reproduzir os dados genéticos de um indivíduo.
Homozigoto ou Puro: Os homozigotos, também conhecidos como puros, são constituídos por pares de genes alelos idênticos no mesmo lócus.
Heterozigoto ou híbrido: Os heterozigotos ou híbridos, como também são chamados, são organismos que apresentam alelos diferentes no mesmo loco em cromossomos homólogos.
Gene dominante: O gene dominante é aquele que determina uma característica, mesmo quando em dose simples nos genótipo, como é o caso dos heterozigotos.
Gene recessivo: Os genes recessivos são aqueles que encontram-se escondidos quando em par com os genes dominantes. Para que uma característica hereditária recessiva seja aparente no fenótipo é necessário haver um par de genes recessivos.
Fenótipo: Fenótipo é um termo da genética usado para descrever as características observáveis de um indivíduo, que resultam da interação dos fatores epigenéticos com o genótipo e os fatores ambientais não herdáveis.
Genótipo: O genótipo é a parte da composição genética de uma célula e, portanto, de qualquer indivíduo, que determina uma de suas características.
Cariótipo: é o nome dado ao conjunto de cromossomos em uma célula. O exame chamado cariótipo visa analisar a quantidade e a estrutura dos cromossomos em uma célula. Nossas células são normalmente formadas por 23 pares de cromossomos (portanto 46 cromossomos).
Epistasia: A epistasia pode ser definida como um processo em que um gene mascara ou interrompe a ação de outro gene não alelo. Isso quer dizer que um gene terá ação inibitória sobre outro gene, sendo um caso, portanto, de interação gênica.
Codominância: é um tipo de interação entre alelos de um gene onde não existe relação de dominância. O indivíduo heterozigoto que apresenta dois genes funcionais, produz os dois fenótipos, isto é, ambos os alelos do gene em um indivíduo diploide se expressam.
Aneuploidias: são alterações cromossômicas numéricas que se caracterizam pelo aumento ou diminuição de um tipo de cromossomo. A síndrome de Down é um exemplo de aneuploidia. Os seres humanos apresentam 23 pares de cromossomos, sendo um par de cromossomos sexuais.