Pucsp-2003 - Leia o trecho a seguir
"Ontem à tarde o furacão Georges deixou Cuba e rumava pelo oceano Atlântico em direção aos EUA. Em Cuba, ele tinha ventos de 130 km/h. Mas a expectativa era que ganhasse força e velocidade nas águas quentes do Atlântico e chegasse aos EUA com ventos de até 180 km/h, o que significa alto poder de destruição". (MARINHEIRO, Vaguinaldo. "Folha de S. Paulo", 4 set. 1998). Indique a afirmação que NÃO se refere corretamente ao fenômeno relatado.
a.
Trata-se de uma nova forma de relação homem - natureza, possível somente no período atual, caracterizado por avanços tecnológicos: o conhecimento imediato das características do furacão permite um certo controle da situação.
b.
Embora se possam prever os furacões, é fundamental também considerar a capacidade de mobilização das populações envolvidas, o que é feito com eficiência nos EUA e de modo precário nos países da América Central.
c.
O fenômeno citado e suas consequências ilustram bem a capacidade que a humanidade alcançou de tomar conhecimento das dinâmicas naturais em tempo real, graças, sobretudo, ao uso pacífico dos satélites.
d.
As tecnologias envolvidas nesse processo são satélites, supercomputadores, aviões com radares etc., cujo objetivo principal é monitorar o comportamento dos furacões, auxiliando nas ações que protejam as populações envolvidas.
e.
A possibilidade de acompanhar o comportamento dos furacões significou uma diminuição total dos efeitos catastróficos no século XX, que esse fenômeno climático produzia em quase todas as partes do planeta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Correto letra "E" - A possibilidade de acompanhar o comportamento dos furacões significou uma diminuição total dos efeitos catastróficos no século XX, que esse fenômeno climático produzia em quase todas as partes do planeta.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Informática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Informática,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Administração,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás