Português, perguntado por carlosaugustofe9274, 10 meses atrás

(PUCPR - adaada) Assinale a justificativa correta quanto à transição entre Romantismo e Realismo na literatura brasileira.

Escolha uma:

a. A poesia de Casimiro de Abreu estabelece a ponte entre o Romantismo e o Realismo, sobretudo pelo forte conteúdo social, de que são exemplos os poemas de exaltação das ideias abolicionistas.

b. Assim como ocorreu na ficção realista, os principais poetas do final do século XIX, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia, elegeram como tema a denúncia social e como técnica a descrição objetiva.

c. Em Senhora, José de Alencar mescla elementos da estética romântica, como as luxuosas descrições de ambientes, a outros, da estética realista, como o perfil psicológico do protagonista masculino.

d. As obras de Aluísio Azevedo oferecem uma visão distorcida da realidade do final do século XIX, pois tentam demonstrar a hipótese evolucionista, enfocando unicamente personagens das classes menos favorecidas.

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
3

Olá!!


A resposta correta é a de letra c. Em Senhora, José de Alencar mescla elementos da estética romântica, como as luxuosas descrições de ambientes, a outros, da estética realista, como o perfil psicológico do protagonista masculino.


Bom, José de Alencar foi um portante escritor brasileiro e ficou famoso por fazer parte da primeira fase do Romantismo aqui no Brasil e também por fazer uso do nacionalismo e o indianismo nos seus contos.

Já em sua obra "Senhora" de 1875 nós temos um romance porém com a presença de propriedades do Realismo que na época já estava bem disperso na Europa. Assim ele trazia tema da burguesia com bastante critica e questionamentos sobre os seus valores e comportamentos.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Perguntas interessantes