Filosofia, perguntado por macucomaicon160, 9 meses atrás

(Pucpr 2017) Hans Jonas, na obra O Princípio Responsabilidade, afirma que “sob o signo da tecnologia, a ética tem a ver com ações de um alcance causal que carece de precedentes (...); tudo isso coloca a responsabilidade no centro da ética)” (JONAS, 1995, p.16-17). 1. A esse respeito, podemos considerar que Jonas compreende o “princípio responsabilidade” como um princípio: * 1 ponto a) hipotético, que é válido exclusivamente para pensarmos as ações humanas. b) relativista, porque considera cada indivíduo responsável apenas pela sua própria conduta. c) que não é voltado exclusivamente para a ética humana, mas que baliza a conduta humana sobre a natureza em geral. d) ético, voltado exclusivamente para a conduta humana presente.


kauhcrepaldi: 1-A 2-B

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Respondido por elamambretti
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Podemos considerar que Hans Jonas compreende o “princípio responsabilidade” como um princípio:

c) que não é voltado exclusivamente para a ética humana, mas que baliza a conduta humana sobre a natureza em geral.

Hans Jonas formulou um novo imperativo categórico,  relacionado a um novo tipo de ação humana: “Age de tal forma que os efeitos  de tua ação sejam compatíveis com a permanência de uma vida humana  autêntica sobre a terra”. Assim, o “princípio responsabilidade” proposto por Jonas é de ordem racional para um agir coletivo como um bem público e não  individual.

Bons estudos!


kauhcrepaldi: 1-A 2-B
Respondido por larissamagrani
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De acordo com o Princípio da Responsabilidade, LETRA C.

Hans Jonas, filósofo nascido no século XX, pensa a responsabilidade como sendo um conceito que busca propor uma nova concepção ética no mundo futurista.

Assim, tenta superar a ética ontológica de Aristóteles e vai além de uma ética deontológica e categórica, como a cunhada por Kant.

Jonas concebe a noção de responsabilidade como guia para as ações humanas no mundo e reflete sobre a ética unida à técnica e à transformação humana.

Para Jonas, o formalismo puro deve ser superado, tendo em vista que o homem não é um sujeito apenas racional, mas também subjetivo e ligado aos sentimentos.

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