Filosofia, perguntado por raquelandrade19, 8 meses atrás

(PUCPR-2013) A obra Apologia de Sócrates, de Platão, descreve a defesa de seu mestre perante as acusações de não aceitação dos deuses reconhecidos pelo Estado, de introduzir novos cultos e de corromper a juventude. Considerando a proposta geral da obra, é INCORRETO dizer que Sócrates A) assumiu a responsabilidade dos atos aludidos pelos denunciantes, mas repudiou a atitude destes por não valorizarem a liberdade de pensamento em busca da verdade. B) em sua autodefesa, procurou recordar quem ele era, ou seja, realizou uma revisão sobre a questão "quem é Sócrates C) considerou inaceitável um homem livre valer-se de sofisticada retórica ou de apelos emocionais para obter sua absolvição. D) recomendou sua condenação a morte, uma vez que considerava mais digno uma morte na verdade que uma vida na mentira. E) tinha a preocupação de refutar qualquer perspectiva religiosa, uma vez que suas criticas levam ao ateismo

Soluções para a tarefa

Respondido por dudasantos9193
10

Resposta:

E=tinha a preocupação de refutar qualquer perspectiva religiosa, uma vez que suas criticas levam ao ateismo


raquelandrade19: obrigada
Respondido por larissamagrani
3

No julgamento de Sócrates, há uma ideia de defesa e argumentos retóricos, cujo Sócrates, condenado pelo fórum ateniense, tenta se defender das acusações de adorar falsos deuses e corromper a juventude (e).

Sócrates tinha um jeito peculiar de "fazer" filosofia: muito astuto e considerado sábio pelo Oráculo de Delfos, ele andava pelas ruas de Atenas dialogando com os jovens, com a finalidade de trazer a luz filosófica em suas palavras (por assim dizer).

Utilizando da maiêutica (parto das ideias), Sócrates conversava sobre os temais mais corriqueiros e usava da técnica da ironia para desconstruir conceitos errôneos e do senso comum da época. Sócrates focou sua filosofia no homem e na sua ética, tendo como primazia analisar o comportamento humano e filosofar acerca de como viver filosoficamente.

Link: brainly.com.br/tarefa/18724217

Anexos:
Perguntas interessantes