Biologia, perguntado por LaraOM, 10 meses atrás

(Puccamp) Texto para a próxima questão: Os radioisótopos, apesar de temidos pela população que os associa a acidentes nucleares e danos ambientais, exercem importante papel na sociedade atual. São hoje praticamente indispensáveis à medicina, engenharia, indústria, hidrologia, antropologia e à pesquisa acadêmica em diversas áreas do conhecimento, seja por atuarem como traçadores radioativos, ou como fontes de radiações. 5. Uma plântula de 'Vicia faba' foi colocada para crescer em meio de cultura onde a única fonte de timidina (nucleotídeo com a base timina) era radioativa. Após um único ciclo de divisão celular foram feitas preparações citológicas de células da ponta da raiz, para a análise da radioatividade incorporada (auto-radiografia). A radioatividade será observada em: a) Ambas as cromátides dos cromossomos metafásicos. b) Todas as proteínas da célula. c) Todas as organelas da célula. d) Somente uma das cromátides de cada cromossomo metafásico. e) Todos os ácidos nucléicos da célula. A resposta é A, mas por que não D?


gsdejesus200: alternativa a

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
6

Resposta:

c) Os cromossomos contêm DNA; este controla a síntese de ribonucleoproteínas que  formarão o nucléolo e que, posteriormente, farão parte dos ribossomos.

Explicação:

Respondido por Danas
1

A radioatividade dos marcadores genéricos só pode ser percebida nos genes, no caso, nas cromátides e nos cromossomos, as proteínas, organelas e qualquer outra estrutura celular que não tenha o DNA marcado radioativamente não tem como ter radiação (alternativa A).

Qual a função dos marcadores genéticos?

Eles permitem o isolamento de determinados genes, por exemplo, se há a suspeita de um gene para um determinado tipo de câncer, basta pegar uma amostra de DNA e misturar ela com os primers radioativos, se o gene estiver presente ele será marcado.

Venha estudar mais sobre a genética

https://brainly.com.br/tarefa/29284788

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes