(PUCCAMP) Em função do quadro das grandes transformações ocorridas no mundo a partir do final dos anos 1980:
a) Aponta-se para novos programas de reconstrução que, à semelhança do Plano Marshall, tenderiam a instalar
projetos especiais com vistas a obter a prosperidade econômica nas áreas pobres do Sul.
b) Questiona-se a validade da expressão Terceiro Mundo para designar os países pobres, pois com o final da Guerra Fria, deixou de existir a tradicional divisão de Primeiro e de Segundo Mundo.
c) Promove-se um re-alinhamento dos principais países devedores no sentido de implantar ajustes econômicos, capazes de promover melhoria qualitativa do padrão de vida e ampliação do mercado interno destas nações.
d) Estabelece-se um novo período de prosperidade econômica generalizada nos países industrializados, que se traduz pelo crescimento da produção e queda do desemprego.
Soluções para a tarefa
A alternativa que melhor relaciona-se com o contexto apresentado: Letra b. Questiona-se a validade da expressão Terceiro Mundo para designar os países pobres, pois com o final da Guerra Fria, deixou de existir a tradicional divisão de Primeiro e de Segundo Mundo.
Com as transformações ocorridas diante dessa nova fase, observa-se a existência de uma nova divisão do mundo, que anteriormente era identificada como economias e países de Primeiro, Segundo e Terceiro mundo.
A partir de então, sabe-se que o mundo ganhou nova conformação, apresentando países desenvolvidos, subdesenvolvidos, além de economias caracterizadas como emergentes, surgindo os denominados BRICS.
Resposta:
b) questiona-se a validade da expressão "Terceiro Mundo" para designar os países pobres, pois com o final da Guerra Fria, deixou de existir a tradicional divisão de Primeiro e de Segundo Mundo.
Explicação:
No período da Guerra Fria (1945-1991), era comum classificar os países em um dos "três mundos": o Primeiro, formado por países capitalistas desenvolvidos; o Segundo, composto de países socialistas; e o Terceiro, integrado pelos países capitalistas pouco industrializados. Após a Conferência de Bandung, realizada em 1955, na Indonésia, o termo Terceiro Mundo ganhou conotação política e passou a ser identificado como terceira via de desenvolvimento para os países recém-independentes da Ásia e da África, como alternativa ao capitalismo norte-americano. Portanto, com o fim da Guerra Fria, o Segundo Mundo, que era liderado pela antiga superpotência socialista, não existe mais. Assim, atualmente, não faz sentido empregar os termos Primeiro e Terceiro Mundo.