(PUCCAMP)Dona Casemira vivia sozinha com seu cachorrinho. Era um cachorrinhopreto e branco que Dona Casemira encontrara na rua um dia e levara paracasa, para acompanhá-la na sua velhice. Pobre da Dona Casemira.Dona Casemira acordava de manhã e chamava:– Dudu!O cachorro, que dormia na área de serviço do apartamento, levantava a cabeça.– Vem, Dudu!O cachorrinho não ia. Dona Casemira preparava a comida do cachorro e levava até ele.– Está com fome, Dudu?Dona Casemira botava o prato de comida na frente do cachorrinho.– Come tudo, viu, Dudu?Dona Casemira passava o dia inteiro falando com Dudu.– Que dia feio, hein, Dudu?– Vamos ver nossa novela, Dudu?– Vamos dar uma volta, Dudu?Dona Casemira e seu cachorrinho viveram juntos durante sete, oito anos.Até que Dona Casemira morreu. E no velório de Dona Casemira, lá estava ocachorrinho sentado num canto, com o olhar parado. A certa altura dovelório o cachorrinho suspirou e disse:– Pobre da dona Casemira...Os parentes e amigos se entreolharam. Quem dissera aquilo?Não havia dúvida. Tinha sido o cachorro.– O que... o que foi que você disse? – perguntou um neto mais decidido, enquanto os outros recuavam, espantados.– Pobre da Dona Casemira – repetiu o cachorro. – De certa maneira, me sinto um pouco culpado...– Culpado por quê?– Por nunca ter respondido às perguntas dela. (...) Agora é tarde.A sensação foi enorme. Um cachorro falando! Chamem a TV!– E por que – perguntou o neto mais decidido – você nunca respondeu?– É que eu sempre interpretei como sendo perguntas retóricas..."(Luís Fernando Verissimo, O Analista de Bagé. Porto Alegre:L&PM Editores, 1981, p. 47-8)Assinale a alternativa em que se analisa corretamente o tipo de humor criado pelo texto.a)Combinação entre o macabro e o ridículo.b)Contraste entre o lírico e o grotesco.c)Seqüência de clímax e anticlímax.d)Contraste entre o macabro e o irônico.e)Combinação entre o fantástico e o irônico.© Copyright 1999-2013 - Universidade Paulista - Todos
Soluções para a tarefa
Resposta correta - letra e)Combinação entre o fantástico e o irônico.-
justificativa
--> "fantástico "seria o cão falar de verdade
---> "irônico ", o cão pensar que a dona dele quando falava com ele era Apenas uma perguntas "retóricas "-->( isto é uma pergunta que a pessoa faz já sabendo a resposta , ou que não tem o objetivo de obter uma resposta .)
Verificamos está explicação cação pela resposta do Cão:
". (...) Agora é tarde.
A sensação foi enorme.
Um cachorro falando!
Chamem a TV!–
E por que – perguntou o neto mais decidido – você nunca respondeu?
– É que eu sempre interpretei como sendo perguntas retóricas.."
Alternativa E)
Motivo:
Fantástico: Dudu falar (ele é um cão. Algo incomum de acontecer, já que os mesmos só latem.)
Irônico: Por quererem chamar a televisão num momento como o velório, apesar do cão falar ser algo muito diferente, deve ser respeitada a morte da mulher, por ser um momento de despedida. Também, já que fala, não responder a dona em todo esse tempo, por achar que ela era retórica= não tem objetivo de uma resposta, ou, faz perguntas já sabendo a resposta.