História, perguntado por stephany121, 9 meses atrás

(PUC-SP) Leia o trecho a seguir: "O povo estava farto da guerra e havia perdido toda a confiança no Czar: (...) O próprio czar fora para o quartel general para proteger-se; e quando tentou voltar para Petrogrado os trabalhadores ferroviários detiveram seu trem. Todo mecanismo da monarquia havia parado; o czar havia tentado dissolver a Quarta Duma, tal como fizera com as anteriores, mas desta vez os parlamentares se recusaram a se dispersar, e formaram um Comitê Provisório, que nomeou o Governo Provisório.”
Sobre as circunstâncias em que se desenvolveram os fatos descritos acima, é correto afirmar que:
a) a derrubada da monarquia, em março de 1917, na Rússia foi conduzida pelos bolcheviques-parlamentares que controlaram o poder na Duma; durante todo o Governo Provisório.
b) a precipitação do processo revolucionário russo foi produzida pela manutenção desse país na Primeira Guerra Mundial, o que resultou em 4 milhões de baixas, aproximadamente.
c) os sovietes - comitês locais de trabalhadores - funcionaram, desde sua criação em 1906, sob liderança dos bolcheviques, que buscavam espaço de atuação no governo czarista.
d) as movimentações sociais que resultaram na queda da monarquia russa, em 1905, tomaram-se conhecidas como "Ensaio Geral", já que funcionaram como antecâmara da revolução socialista.
e) o deputado Kerensky representou, no governo provisório, em 1917, as posições mencheviques que, com as palavras de ordem "Todo Poder aos Soviéticos”, indicavam maior participação popular.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
83

Sobre a revolução russa, a resposta certa é a:

e) o deputado Kerensky representou, no governo provisório, em 1917, as posições mencheviques que, com as palavras de ordem "Todo Poder aos Soviéticos”, indicavam maior participação popular.

Isso porque os principais países da Europa durante o inicio do século XX já estavam começando a se industrializar e as as cidades já eram bastante urbanizadas, em especial em cidades como Londres, Paris, etc.

No entanto, a Rússia possuía uma realidade diferente tendo em vista que era rural, com predominância do sistema político feudal, era comanda por um rei absolutista, dentre outros.

Foi lá que eclodiu a primeira revolta socialista da Europa já que o proletariado local estava insatisfeito com as medidas do governo.

espero ter ajudado!


mateuspicklerschanue: a resposta e a b)
Respondido por pedrosm06
59

Resposta:

B

Explicação:

Um dos fatores apontados como propulsores da Revolução foi a participação e manutenção da Rússia na chamada Grande Guerra.  A Rússia vivenciava uma grave crise agrícola que foi agravada a medida que a participação russa se estendia no conflito, gerando uma forte mobilização contra o Czar.  

Perguntas interessantes