Português, perguntado por Bruninha8226, 1 ano atrás

(PUC-SP) "Iria morrer, quem sabe naquela noite mesmo? E que tinha ele feito de sua vida? nada. Levara toda ela atrás da miragem de estudar a pátria, por amá-la e querê-la muito bem, no intuito de contribuir para a sua felicidade e prosperidade. Gastara a sua mocidade nisso, a sua virilidade também; e, agora que estava na velhice, como ela o recompensava, como ela o premiava, como ela o condenava? matando-o. E o que não deixara de ver, de gozar, de fruir, na sua vida? Tudo. Não brincara, não pandegara, não amara — todo esse lado da existência que parece fugir um pouco à sua tristeza necessária, ele não vira, ele não provara, ele não experimentara. Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois se fossem... Em que lhe contribuiria para a felicidade saber o nome dos heróis do Brasil? Em nada... O importante é que ele tivesse sido feliz. Foi? Não. Lembrou-se das suas causas de tupi, do folclore, das suas tentativas agrícolas... Restava disto tudo em sua alma uma sofisticação? Nenhuma! Nenhuma!" (Lima Barreto)As obras do autor desse trecho integram o período literário chamado Pré-Modernismo. Tal designação para este período se justifica, porque ele:a) desenvolve temas do nacionalismo e se liga às vanguardas europeias.b) engloba toda a produção literária que se fez antes do Modernismo.c) antecipa temática e formalmente as manifestações modernistas.d) se preocupa com o estudo das raças e das culturas formadoras do nordestino brasileiro.e) prepara pela irreverência de sua linguagem as conquistas estilísticas do Modernismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por fulecodamassa
406

Alternativa “c”. Por seu estilo coloquial, despojado e fluente, avesso aos maneirismos linguísticos e excessos próprios do parnasianismo, Lima Barreto antecipou elementos literários que posteriormente seriam encontrados no Modernismo.

Respondido por martinkoliveira
18

A designação para o período do Pré-Modernismo em relação ao Lima Barreto se justifica porque ele faz o que está colocado na letra C) antecipa temática e formalmente as manifestações modernistas.

O período conhecido como Pré-Modernismo foi o momento da literatura que marcou a passagem do simbolismo para o modernismo. O seu momento inicial se deu na Semana de Arte Moderna, durante o ano de 1922.

Várias são as características desse movimento literário que o tornam único, como a quebra com o academicismo, o passado e linguagem parnasiana. A linguagem utilizada passou a ser a coloquial, conhecida como simples. A procura dos autores era dissertar sobre a realidade social vivida no Brasil, além de tratar sobre temas nos mais diversos setores da sociedade.

Tudo isso está presente nas obras do autor Lima Barreto, que possuía um estilo coloquial e contrário ao parnasiano, e apresentava temáticas que estariam presentes no modernismo.

Veja mais sobre o Pré-Modernismo em:

https://brainly.com.br/tarefa/25443644

Anexos:
Perguntas interessantes