(PUC-SP) A questão 4 refere-se ao trecho abaixo, sobre o romance Inocência, de Visconde de Taunay.
Ao se colocar como um meticuloso observador das situações, o narrador de Inocência nos oferece descrições da paisagem que mais parecem pequenos quadros pintados com palavras, criando a impressão de um cenário vivo, cujos elementos são descritos em suas formas e cores com a precisão de algo sensível, vigoroso, grandioso. (MACHADO. Irene A. Roteiro de leitura: Inocência de Visconde de Taunay. São Paulo: Ática, 1997. p. 89.)
Que trechos do romance correspondem às observações de Irene Machado sobre as descrições da paisagem em Taunay? Depois de analisá-los, identifique a alternativa que responde corretamente a essa pergunta.
I. “Ora é a perspectiva dos cerrados, não destes cerrados de arbustos raquíticos, enfezados e retorcidos de São Paulo e Minas Gerais, mas de garbosas e elevadas árvores que, se bem não tomem todas o corpo de que são capazes à beira das águas correntes ou regadas pela linfa dos córregos, contudo ensombram com folhuda rama o terreno que lhes fica ao derredor e mostram na casca lisa a força da seiva que as alimenta [...].”
II. “Não há ponto em que não brote o capim, em que não desabrochem rebentões com o olhar sôfrego de quem espreita azada ocasião para buscar a liberdade, despedaçando as prisões de penosa clausura.’'
III. “Não haviam descontinuado as visitas feitas a Girino por enfermos de muitas léguas em torno. [...] Prescreveu- -Ihe Girino amargo do campo, genciana e quina, e ordenou-lhe certas cautelas firmadas na voz geral, mas com algum fundo de razão.”
IV. “Riscava-se o horizonte de dúbias linhas vermelhas, prenuncio mal percebível da manhã; nos espaços pestanejavam as estrelas com brilho bastante amortecido, ao passo que fina e amarelada névoa empalidecia o tênue segmento iluminado do argento astro.”
V. “Decorreram dias, sem que os dois tocassem mais no assunto que lhes moía o coração. Ambos, calmos na aparência, viviam vida comum, visitavam as plantações, comiam juntos, caçavam e só se separavam à hora de dormir, quando o mineiro ia para dentro e Manecão para a sala dos hóspedes.”
a) Apenas I, II, III.
b) Apenas I, II, IV.
c) Apenas I, III, IV.
d) Apenas II, III, IV.
e) Apenas II, III, V.
Soluções para a tarefa
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13
Alternativa B - Trechos I, II e IV.
É bem óbvio, basta observar o que é descrição e o que é narração. Os três trechos citados estão expondo o cenário, já os trechos III e V são narrativos, registram as ações das personagens.
É bem óbvio, basta observar o que é descrição e o que é narração. Os três trechos citados estão expondo o cenário, já os trechos III e V são narrativos, registram as ações das personagens.
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6
Olá, boa noite! ☺
Bem, vamos lá ...
Prezado amigo (a), com base no enunciado acima, podemos compreender que:
(PUC-SP) A questão 4 refere-se ao trecho abaixo, sobre o romance Inocência, de Visconde de Taunay.
Ao se colocar como um meticuloso observador das situações, o narrador de Inocência nos oferece descrições da paisagem que mais parecem pequenos quadros pintados com palavras, criando a impressão de um cenário vivo, cujos elementos são descritos em suas formas e cores com a precisão de algo sensível, vigoroso, grandioso. (MACHADO. Irene A. Roteiro de leitura: Inocência de Visconde de Taunay. São Paulo: Ática, 1997. p. 89.)
Que trechos do romance correspondem às observações de Irene Machado sobre as descrições da paisagem em Taunay? Depois de analisá-los, identifique a alternativa que responde corretamente a essa pergunta.
I. “Ora é a perspectiva dos cerrados, não destes cerrados de arbustos raquíticos, enfezados e retorcidos de São Paulo e Minas Gerais, mas de garbosas e elevadas árvores que, se bem não tomem todas o corpo de que são capazes à beira das águas correntes ou regadas pela linfa dos córregos, contudo ensombram com folhuda rama o terreno que lhes fica ao derredor e mostram na casca lisa a força da seiva que as alimenta [...].”
II. “Não há ponto em que não brote o capim, em que não desabrochem rebentões com o olhar sôfrego de quem espreita azada ocasião para buscar a liberdade, despedaçando as prisões de penosa clausura.’'
III. “Não haviam descontinuado as visitas feitas a Girino por enfermos de muitas léguas em torno. [...] Prescreveu- -Ihe Girino amargo do campo, genciana e quina, e ordenou-lhe certas cautelas firmadas na voz geral, mas com algum fundo de razão.”
IV. “Riscava-se o horizonte de dúbias linhas vermelhas, prenuncio mal percebível da manhã; nos espaços pestanejavam as estrelas com brilho bastante amortecido, ao passo que fina e amarelada névoa empalidecia o tênue segmento iluminado do argento astro.”
V. “Decorreram dias, sem que os dois tocassem mais no assunto que lhes moía o coração. Ambos, calmos na aparência, viviam vida comum, visitavam as plantações, comiam juntos, caçavam e só se separavam à hora de dormir, quando o mineiro ia para dentro e Manecão para a sala dos hóspedes.”
b) Apenas I, II, IV.
Bem, vamos lá ...
Prezado amigo (a), com base no enunciado acima, podemos compreender que:
(PUC-SP) A questão 4 refere-se ao trecho abaixo, sobre o romance Inocência, de Visconde de Taunay.
Ao se colocar como um meticuloso observador das situações, o narrador de Inocência nos oferece descrições da paisagem que mais parecem pequenos quadros pintados com palavras, criando a impressão de um cenário vivo, cujos elementos são descritos em suas formas e cores com a precisão de algo sensível, vigoroso, grandioso. (MACHADO. Irene A. Roteiro de leitura: Inocência de Visconde de Taunay. São Paulo: Ática, 1997. p. 89.)
Que trechos do romance correspondem às observações de Irene Machado sobre as descrições da paisagem em Taunay? Depois de analisá-los, identifique a alternativa que responde corretamente a essa pergunta.
I. “Ora é a perspectiva dos cerrados, não destes cerrados de arbustos raquíticos, enfezados e retorcidos de São Paulo e Minas Gerais, mas de garbosas e elevadas árvores que, se bem não tomem todas o corpo de que são capazes à beira das águas correntes ou regadas pela linfa dos córregos, contudo ensombram com folhuda rama o terreno que lhes fica ao derredor e mostram na casca lisa a força da seiva que as alimenta [...].”
II. “Não há ponto em que não brote o capim, em que não desabrochem rebentões com o olhar sôfrego de quem espreita azada ocasião para buscar a liberdade, despedaçando as prisões de penosa clausura.’'
III. “Não haviam descontinuado as visitas feitas a Girino por enfermos de muitas léguas em torno. [...] Prescreveu- -Ihe Girino amargo do campo, genciana e quina, e ordenou-lhe certas cautelas firmadas na voz geral, mas com algum fundo de razão.”
IV. “Riscava-se o horizonte de dúbias linhas vermelhas, prenuncio mal percebível da manhã; nos espaços pestanejavam as estrelas com brilho bastante amortecido, ao passo que fina e amarelada névoa empalidecia o tênue segmento iluminado do argento astro.”
V. “Decorreram dias, sem que os dois tocassem mais no assunto que lhes moía o coração. Ambos, calmos na aparência, viviam vida comum, visitavam as plantações, comiam juntos, caçavam e só se separavam à hora de dormir, quando o mineiro ia para dentro e Manecão para a sala dos hóspedes.”
b) Apenas I, II, IV.
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