Português, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

PUC-SP 2016
O crítico Álvaro Lins sobre a obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, afirma que um de seus defeitos é “o excesso de introspecção em personagens tão precários e rústicos, estando constituída quase toda a novela de monólogos interiores”. Assim, indique em que alternativa ocorre o monólogo interior, também chamado de discurso indireto livre.
a.
Mas irou-se com a comparação, deu murradas na parede. Era bruto, sim senhor, nunca havia aprendido, não sabia explicar-se. Estava preso por isso? Como era? Então mete-se um homem na cadeia porque ele não sabe falar direito? Que mal fazia a brutalidade dele?

b.
Sinha Vitória, distraída, aludiu vagamente a certo lugar ruim demais, e como o filho exigisse uma descrição, encolheu os ombros.

c.
Nesse ponto um soldado amarelo aproximou-se e bateu familiarmente no ombro de Fabiano: // – Como é, camarada? Vamos jogar um trinta-e-um lá dentro?

d.
Fabiano dizia que na serra havia tocas de suçuaranas. E nos bancos de macambira, rendilhados de espinhos, surgiam cabeças chatas de jararacas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Liziamarcia
4

 ✅➖Mas irou-se com a comparação, deu murradas na parede. Era bruto, sim senhor, nunca havia aprendido, não sabia explicar-se. Estava preso por isso? Como era? Então mete-se um homem na cadeia porque ele não sabe falar direito?

(Vidas Secas, Graciliano Ramos)

As três frases interrogativas do texto indicam que FABIANO fala consigo mesmo ele externa sua revolta em seu pensamento.

"Estava preso por isso?

Como era?

Então mete-se um homem na cadeia porque ele não sabe falar direito?"

É um DISCURSO INDIRETO LIVRE


Usuário anônimo: pq é indireto livre?
Usuário anônimo: pera entendi
Liziamarcia: Obrigada pela MR
Perguntas interessantes