(PUC-RS) "Meu Brasil... que sonha com a volta do irmão do Henfil com tanta gente que partiu num rabo de foguete chora a nossa pátria mãe gentil choram Marias e Clarices no solo do Brasil". ("O bêbado e a equilibrista", de João Bosco e Aldir Blanc) I. O verso "com tanta gente que partiu num rabo de foguete" expressa o clima vivido na época do regime militar (1964-1985), em que pessoas foram exiladas do país. II. O verso "que sonha com a volta do irmão do Henfil" refere-se à esperança existente no Brasil em relação à anistia política. III. O verso "chora a nossa pátria mãe gentil" faz alusão à política repressora que prendeu, torturou e assassinou pessoas que criticavam a ditadura militar. A análise do texto e das afirmativas permite concluir que está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): *
5 pontos
A) I.
B) II.
c) III.
D) I e II.
E) I, II e III
Soluções para a tarefa
Resposta: letra E
Explicação:
As três afirmativas são verdadeiras, é correta a alternativa E, estando representando aqui um panorama geral de como a ditadura militar brasileira impactava negativamente todos os setores sociais que se opunham a ela.
Em I vemos uma referência ao exílio, que era uma forma dos perseguidos pela ditadura militar e que faziam parte das classes médias e/ou favorecidas conseguirem escapar das formas mais violentas de perseguição. Em II e III vemos uma representação poética da profunda angústia que muitas famílias viviam, por terem seus filhos forçosamente exilados, vivendo na clandestinidade ou mesmo mortos por demonstrarem a sua rejeição a este regime ditatorial.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/19978785