Português, perguntado por joaojunior2016, 1 ano atrás

(PUC RS – 2005, Adaptada) INSTRUÇÃO: Responder à questão indicando V (verdadeiro) ou F (falso) em cada uma das afirmativas referentes aos recursos que conferem ao texto maior expressividade.

De repente

Vejo o menino cor-de-chocolate, pés descalços, perninhas magras, brincando distraído com uma lata de óleo. E, nem sei por quê, de repente me lembro do outro Menino que a gente ocidental acredita ter sido loiro e de olhos azuis. Penso que o Menino estará de aniversário em poucos dias e continuo a pensar nisso, mesmo sabendo que os homens alteraram o calendário e fixaram uma data que coincidisse com festas pagãs que deveriam ser banidas. De repente, me invade a sensação de ser Papai Noel e finjo estar vestida de vermelho e ter gorda barriga apertada em casaco de cetim e algodão. E de um saco feito de pedaços de pano, imagino tirar um pacote enfeitado de luzes e sinos para presentear o menino de chocolate. Depois, também tão de repente, volto a pensar no Menino que dos reis recebeu incenso e mirra, aconchegado em seu tosco berço. Diz o Livro que havia uma estrela enorme a indicar o caminho à manjedoura. De repente, me escuto a pedir a estrela. Eu, ansiando por doar, me surpreendo pedindo. Quero um céu profundo e luminoso nesta noite, para que nos acalente de paz. E que vaga-lumes imitem nas ruas o brilho dos astros. E que se escutem risos, e que se sinta pelo ar a ternura que o mundo teima em esconder. E que brote de muitos lábios uma prece intensa pela vida e pelos seus mistérios, e que os seres, todos eles, de repente, fiquem impregnados de esperanças. Eu vi um menino cor-de-chocolate, que me fez lembrar do Outro, que os homens desenharam louro e com olhos claros como bolitas vivazes. E, de repente, imaginei a minha árvore de verdes grimpas feita de enfeites de chocolate e de doces de azul-anil. E, então, me ouvi cantando uma canção de ninar aos dois meninos, tão próximos entre a distância de séculos. Mas, em seguida, notei surpresa que a minha voz era menina: de repente, cantávamos nós, as três crianças.

Eunice Jacques. Zero Hora, s.d. (adaptação).



( ) O tema do texto não é diretamente mencionado pela autora, e sim sugerido por expressões como “Papai Noel” (linhas 10 e 11), “Menino” (linha 17) e “incenso e mirra” (linha 17).

( ) A repetição da expressão “de repente” remete à realidade exterior, que altera subitamente o fluxo de pensamentos da cronista.

( ) A metáfora da árvore, apresentada no quinto parágrafo, aproxima o menino pobre de hoje do “Outro, que os homens desenharam louro e com olhos claros” (linhas 31 e 32).

( ) A passagem “E, então, me ouvi cantando uma canção de ninar aos dois meninos, tão próximos entre a distância de séculos” (linhas 35 a 37), contém um pleonasmo e uma antítese.

A alternativa que contém a sequência correta é:

Escolha uma:
a. F – F – V – F
b. V – F – F – V
c. V – V – V – F
d. F – V – F – V
e. V – F – V – V

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1
c. V – V – V – F
Espero ter ajudado!
Respondido por tavarespaulo31
0

Resposta:

c. V – V – V – F

Explicação:

Perguntas interessantes