Geografia, perguntado por NinaJudith, 6 meses atrás

(PUC-RJ)
(...) Enquanto a faixa de fronteira constitui uma expressão de jure associada aos limites territoriais do poder do Estado, o conceito de zona de fronteira aponta para um espaço de interações econômicas, culturais e políticas, tanto espontâneas como promovidas, (...), composto por diferenças oriundas da presença do limite internacional e por fluxos transfronteiriços, e cuja territorialidade ‘mais evoluída’ é a das cidades-gêmeas. (...).

O cartograma apresentado indica, além de outros dados, uma complexa estrutura territorial para a gestão das fronteiras nacionais: as cidades gêmeas. Localizadas na zona de fronteira (150 km de distância a partir da fronteira, “para dentro e para fora” do país), essas cidades estabelecem novos desafios para a articulação política, econômica e cultural entre os vizinhos sul-americanos.

Considerando essa organização político-administrativa nos territórios nacionais;
a) defina o que são as cidades gêmeas;

b) apresente um argumento que explique a importância desses aglomerados fronteiriços nas políticas nacionais de integração regional.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por cansadona
4

Resposta:

a) Cidades gêmeas são adensamentos populacionais cortados pela linha de fronteira – seja esta seca, seja fluvial, articulada ou não por obra de infraestrutura.

b) Dentre os argumentos que explicam a importância das cidades gêmeas, destacam-se: - Como núcleos populacionais que interagem, historicamente, além de suas fronteiras nacionais, tornam-se ambientes propícios para políticas supranacionais de articulação regional;

- Apesar de serem cortadas pela linha de fronteira, são ligadas fisicamente, identificando-as, muitas vezes, como um único organismo territorial, o que possibilita a articulação logística dos territórios nacionais através de redes infraestruturais diversas;

- Grande potencial de integração política, econômica e cultural devido às manifestações “condensadas” dos problemas característicos da fronteira (elevada circulação de pessoas, produtos e capitais; intenso comércio supranacional; diversidade na circulação monetária), que nelas adquirem maior densidade, com efeitos diretos sobre o desenvolvimento regional e a cidadania.

Perguntas interessantes